Dicas Natal Dieta

Esta época pode ser aterradora para quem quer manter-se em forma. Entre doces, salgados e outras tentações, a mesa está sempre posta. Mas saiba que é possível aproveitar muito bem as festas sem passar o tempo a contar calorias.

Para que sobreviva a esta época de excessos sem grandes receios ou desequilíbrios à mesa, aqui ficam oito dicas preciosas que os especialistas do Continente me ajudaram a descobrir.

Escolha bem os pratos do menu

Como nesta altura comemos mais vezes fora, é importante ser disciplinado no menu. Se num dia aposta na vitela com batatas fritas e arroz, no dia seguinte, porque não eleger o peixe com batata cozida e legumes? Comer em restaurantes não significa, necessariamente, comer pior, sobretudo se optarmos por pratos com menos gordura e incluirmos sempre legumes na refeição.

Escolha bem os pratos do menu

Como nesta altura comemos mais vezes fora, é importante ser disciplinado no menu. Se num dia aposta na vitela com batatas fritas e arroz, no dia seguinte, porque não eleger o peixe com batata cozida e legumes? Comer em restaurantes não significa, necessariamente, comer pior, sobretudo se optarmos por pratos com menos gordura e incluirmos sempre legumes na refeição.

Faça você mesmo

Já quando fazemos as refeições em casa, podemos tentar cozinhar a maioria dos pratos ou dos doces, em vez de comprar tudo já feito. Se, como eu, não gosta de ficar muito tempo enfiado na cozinha, peça ajuda à família e assim acaba por transformar este momento numa belíssima memória.

Faça você mesmo

Já quando fazemos as refeições em casa, podemos tentar cozinhar a maioria dos pratos ou dos doces, em vez de comprar tudo já feito. Se, como eu, não gosta de ficar muito tempo enfiado na cozinha, peça ajuda à família e assim acaba por transformar este momento numa belíssima memória.

Simples pode ser melhor

Prefira os métodos culinários mais básicos, como os estufados, cozidos ou grelhados e faça por evitar os fritos. Eu faço um grande esforço, mas confesso que não resisto a uma filhó ou duas.

Simples pode ser melhor

Prefira os métodos culinários mais básicos, como os estufados, cozidos ou grelhados e faça por evitar os fritos. Eu faço um grande esforço, mas confesso que não resisto a uma filhó ou duas.

Foque-se no indispensável

Embora pareça prático, tente não cozinhar logo para o mês todo. Resista à tentação de preparar grandes volumes de comida e concentre-se na quantidade de que precisa para cada ocasião. Assim, garante que não há comida a mais a ‘provocar’ lá por casa. Decida o que quer cozinhar e faça uma lista dos ingredientes que precisa mesmo de comprar, para evitar o supérfluo.

Foque-se no indispensável

Embora pareça prático, tente não cozinhar logo para o mês todo. Resista à tentação de preparar grandes volumes de comida e concentre-se na quantidade de que precisa para cada ocasião. Assim, garante que não há comida a mais a ‘provocar’ lá por casa. Decida o que quer cozinhar e faça uma lista dos ingredientes que precisa mesmo de comprar, para evitar o supérfluo.

Não deixe tudo para a última

E, já agora, também ajuda não deixar as compras de supermercado para a última hora. No meio da correria, é quase impossível escolher bem os alimentos ou sequer aproveitar as promoções de Natal. Se for a festas para as quais tem de levar uma sobremesa, tente variar. Num dia pode levar um bolo, no outro uma grande salada de fruta, variada e colorida.

Não deixe tudo para a última

E, já agora, também ajuda não deixar as compras de supermercado para a última hora. No meio da correria, é quase impossível escolher bem os alimentos ou sequer aproveitar as promoções de Natal. Se for a festas para as quais tem de levar uma sobremesa, tente variar. Num dia pode levar um bolo, no outro uma grande salada de fruta, variada e colorida.

Reduza o sal e as gorduras

Como sempre, há ainda que ter especial cautela com o sal e com o azeite. Embora a equipa do Continente me diga que esta é a melhor das gorduras, convém não abusar. Para aqueles que, como eu, gostam de molhar o pão, há que escolhê-lo fresco de qualidade e, se possível, integral.

Reduza o sal e as gorduras

Como sempre, há ainda que ter especial cautela com o sal e com o azeite. Embora a equipa do Continente me diga que esta é a melhor das gorduras, convém não abusar. Para aqueles que, como eu, gostam de molhar o pão, há que escolhê-lo fresco de qualidade e, se possível, integral.

Resista à tentação do açúcar

Quanto aos doces, um truque é escolher o que realmente gosta e ter apenas essa tentação em casa. Por exemplo, peça a cada membro da família para eleger o seu doce preferido e aposte nessa seleção. Pode também comer, com moderação, passas, figos e ameixas secos, como alternativa aos doces.

Resista à tentação do açúcar

Quanto aos doces, um truque é escolher o que realmente gosta e ter apenas essa tentação em casa. Por exemplo, peça a cada membro da família para eleger o seu doce preferido e aposte nessa seleção. Pode também comer, com moderação, passas, figos e ameixas secos, como alternativa aos doces.

Vá passear

Por fim, como vai ser necessário compensar a ingestão extra de calorias com algum exercício físico, toca a passear com a família, amigos ou vizinhos. Dê uma volta ao jardim ou só mesmo ao quarteirão e aproveite a companhia. Ao fim ao cabo, o melhor do Natal não é o que nos enche a barriga, mas sim o que nos preenche o coração.

Vá passear

Por fim, como vai ser necessário compensar a ingestão extra de calorias com algum exercício físico, toca a passear com a família, amigos ou vizinhos. Dê uma volta ao jardim ou só mesmo ao quarteirão e aproveite a companhia. Ao fim ao cabo, o melhor do Natal não é o que nos enche a barriga, mas sim o que nos preenche o coração.

E agora preciso da vossa ajuda, caros leitores! Que dicas ou truques pessoais é que podem partilhar comigo? Conto convosco.

Salada de frutas tropicais com manjericão

IR PARA SITE CHEF CONTINENTE

TODOS OS PRODUTOS BIOLÓGICOS À MÃO DE SEMEAR

Your Content Goes Here

Your Content Goes Here

Your Content Goes Here

Comentários7

  1. Ana Silva 19/06/19 10:17 | 17.12.2018 7:20 PM

    Excelentes dicas!! Partilho um truque meu que utilizo não só no Natal mas no dia-a-dia: beber um copo grande de água antes das refeições. Assim consigo controlar melhor o meu apetite. É um mito ou ajuda mesmo? A mim pelo menos ajuda. Obrigada 🙂

    Responder
  2. Tiago Carneiro 19/06/19 10:17 | 17.12.2018 11:18 PM

    Olá Catarina.

    Bons princípios e ideias mas não sei se vou conseguir resistir às rabanadas da minha avó! Mas em Janeiro reforço o exercício físico para compensar!!

    Boas Festas!

    Responder
  3. Gláucia. Matos 19/06/19 10:17 | 18.12.2018 2:01 AM

    Boas dicas! Tenho que organizar o menu e as iguarias para não pecar demais!

    Responder
  4. Clara Rosa 19/06/19 10:17 | 18.12.2018 9:44 AM

    A ver se este ano me consigo portar bem! Obrigado pelas dicas Catarina 😉

    Responder
  5. Miguel Cabral 19/06/19 10:17 | 18.12.2018 11:06 AM

    Excelentes dicas! Tenho acompanhado o blog e é de facto muito interessante. Parabéns pela iniciativa.

    Responder
  6. Ricardo Marques 19/06/19 10:17 | 18.12.2018 11:09 AM

    Olá Catarina,

    todos os anos é a mesma coisa, perco-me com o bolo rei, como sem parar e depois queixo-me que fico gordinho.
    Este ano vou experimentar o bolo rainha, talvez comendo menos dos dois eu fique um príncipe.
    parabéns pelo vosso trabalho,
    Um Feliz Natal a todos.

    Responder
  7. Catarina Furtado
    Catarina Furtado 19/06/19 10:17 | 11.01.2019 2:39 PM

    Olá! Espero que tenham tido um excelente natal. Que bom que gostaram das minhas dicas!!! Fico à espera que também enviem as vossas e que as partilhem comigo. Beijinhos e bom ano.

    Responder

Adicionar comentário

Não perca pitada
das nossas novidades