De regresso à terra, neste caso a uma horta urbana, esta semana separámos o trigo do joio, no que toca aos produtos biológicos.

No meio de tantas opiniões profissionais, leigas e assim-assim, muitas vezes há confusão com o real significado das palavras. Esse é o caso dos produtos biológicos. Esta semana, no meu programa À Roda da Alimentação, convidei a Catarina Sousa Guerreiro, nutricionista e professora na Faculdade de Medicina de Lisboa, para esclarecer algumas dúvidas sobre o tema.

Fiquei a saber que os produtos verdadeiramente biológicos estão sujeitos a um conjunto muito específico e rigoroso de regras, que se impõe durante todo o processo de produção – da plantação à distribuição, passando pela transformação e embalamento. Por exemplo, a produção tem de obedecer a determinadas regras que promovam a proteção do ambiente e a manutenção da biodiversidade. Estas regras estão baseadas nos seguintes princípios:

– Proibição do uso de transgénicos, ou organismos geneticamente modificados

– Proibição do uso de radiação ionizantes

– Limitação no uso de fertilizantes, herbicidas e pesticidas artificiais

– Proibição do uso de hormonas e restrição do uso de antibióticos, e só quando for necessário para manter a saúde do animal

Este processo de produção exigente é controlado por entidades certificadas, responsáveis pela atribuição da categoria de produto biológico (pode ficar a conhecer os símbolos no meu artigo ‘Agricultura biológica em três respostas’).

CHEGOU A COLEÇÃO À RODA DA ALIMENTAÇÃO

CONHEÇA OS NOVOS UTENSÍLIOS

Este processo de produção exigente é controlado por entidades certificadas, responsáveis pela atribuição da categoria de produto biológico.

Quer saber como identificar estes alimentos no mercado? O rótulo ajuda, sobretudo a indicação do local de produção. Contudo, é o retângulo verde (logótipo Euro-Folha) que garante a autenticidade dos produtos biológicos. E já agora, fique a saber, que num produto composto por vários ingredientes, 95% deles têm de ter origem biológica para que seja considerado um alimento biológico.

Serão estes alimentos mais saudáveis? Terá de espreitar o programa para saber a resposta da Catarina Guerreiro. Pode aceder ao episódio online no site da RTP1.

Your Content Goes Here

Your Content Goes Here

Your Content Goes Here

Adicionar comentário

Não perca pitada
das nossas novidades