Água aromatizada: a hidratação para o verão

Com À Roda da Alimentação

Beber aromatizada é uma forma agradável e simples de hidratar o corpo, sobretudo no verão, quando a necessidade de ingerir líquidos é também maior. Damos-lhe algumas possíveis combinações para que possa saborear a sua neste verão.

A água não serve apenas para matar a sede, é também um grande regulador da temperatura do corpo, assegura o transporte de nutrientes – nomeadamente vitaminas e sais minerais –, elimina toxinas e mantém o organismo hidratado. Este bem essencial à vida pode prevenir várias doenças e a sua falta traz efeitos nefastos para a saúde, sobretudo para quem se esquece de que é fundamental beber entre 1,5 a 2 L por dia, quantidade que varia de acordo com o nível de atividade diária de cada indivíduo, entre outros fatores. Por todas estas razões é indispensável beber água, mesmo quando não temos sede, uma vez que o corpo nem sempre acusa a necessidade de a consumir.

Beber água pode tornar-se ainda mais prazeroso se aromatizar. A sua preparação não tem grandes segredos e tanto pode ser feita com água da torneira como com água engarrafada. Idealmente deve servir-se fria, num jarro de vidro com tampa, de preferência de boca larga, para que seja mais fácil pôr e tirar os ingredientes.

Ingredientes mais utilizados na água aromatizada

É possível utilizar várias ervas aromáticas na preparação da água aromatizada. A hortelã é a mais frequente, mas o alecrim, o tomilho, o manjericão, a salva, a salsa ou até mesmo os coentros podem resultar bastante bem.

Especiarias como pau de canela, cardamomo, gengibre fresco, cravinho ou vagem de baunilha são sempre a garantia de um aroma divinal. As frutas resultam sempre bem e a maior parte das receitas de água aromatizada utiliza sobretudo maçã, pera, pêssego, citrinos, frutos tropicais ou frutos vermelhos.

Pode ainda introduzir alguns legumes, sobretudo o pepino, mas o aipo, o funcho e a cenoura também dão um excelente sabor e um aroma muito fresco. Tanto as frutas como os legumes podem ser usados com ou sem casca, cortados às rodelas ou aos cubos, mas é importante que estejam sempre muito frescos e viçosos.

Para um sabor verdadeiramente exótico também é possível, imagine-se, aromatizar água com flores, desde que sejam comestíveis, como é o caso de algumas violetas, rosas ou flores de citrinos.  Na culinária, a utilização de flores comestíveis tem sido, a propósito, uma tendência crescente.

Combinações saborosas para água aromatizada

Há muitas formas possíveis de preparar combinações saborosas de água aromatizada. A um litro e meia de água adicione uma das combinações abaixo. Note que a fruta e os hortícolas devem ser cortados às rodelas ou aos cubos, e as plantas (erva-cidreira, hortelã, etc.) devem ser ligeiramente desfeitas. Antes de beber, deixe o preparado repousar durante cerca de 30 minutos dentro ou fora do frigorífico.

  • Laranja, pau de canela e gengibre
  • Laranja e manjericão
  • Pepino, lima e limão
  • Tangerina e alecrim
  • Pêssego, limão e mirtilo
  • Frutos silvestres e hortelã
  • Morango e erva cidreira

Refresque-se!

Autor

À Roda da Alimentação