Alcachofras: benefícios

Por À Roda da Alimentação

Se respeitarmos o princípio da sazonalidade, o tempo das alcachofras é abril, maio e junho. Porém, podemos encontrá-las todo o ano. Este alimento que integra a tem um bom valor nutricional e benefícios nutricionais que lhe vamos dar a conhecer.

Alcachofras Origem

Julga-se que as alcachofras são oriundas da região do Mediterrâneo, muito provavelmente da região costeira que corresponde à Argélia e à Tunísia. O nome árabe «al-kharshûf», de onde derivou a palavra «alcachofra», significa «planta com espinhos».

Durante a Idade Média a alcachofra foi levada para a Europa, onde se espalhou ao longo dos séculos. É um vegetal versátil que se pode preparar de várias formas, nomeadamente cozidas, grelhadas, refogadas ou até em . Já os antigos gregos e romanos a consideravam um alimento luxuoso, com propriedades medicinais e tinham razão, se considerarmos os seus inúmeros benefícios nutricionais na saúde.  

Benefícios das alcachofras:

  • São fonte de vitamina k e de potássio.
  • São muito ricas em fibra, o que é essencial para o bom funcionamento gastrointestinal.
  • São ricas em ácido fólico, uma vitamina importante para várias funções do organismo, como a formação de células responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento humano
  • Podem evitar malformações do feto (é por esta razão que as mulheres grávidas tomam suplementos de ácido fólico, desde que receitados pelo ).
  • Têm minerais essenciais, sobretudo potássio importante para a função muscula e para a regulação da pressão arterial.
  • Ajudam a controlar os níveis de no sangue por terem uma fibra chamada inulina, o que a torna uma boa opção alimentar para pessoas diabéticas.
  • São pobres em gordura e pouco calóricas.

Por todas estas razões, devemos incluir este hortícola na nossa alimentação, deixando-se inspirar por receitas que lhe façam justiça.

Autor

À Roda da Alimentação