Tenho boas e más notícias

Com Catarina Furtado

A comida portuguesa é uma referência mundial em sabor e alimentos saudáveis. Se dúvidas houvesse, olhemos para os dados do turismo que confirmam os milhares de visitantes que todos os anos nos procuram para se sentar à nossa mesa.

Apesar disso – e é difícil reconhecê-lo -, ainda estamos muito longe de comer tão bem quanto deveríamos.

Comecemos pelas más notícias. No nosso prato, continua a haver muito do que faz mal e pouco do que faz melhor. Preocupamo-nos menos do que devíamos com a alimentação dos mais novos, que agora aprendem as bases da rotina alimentar que vão repetir ao longo da vida, e negligenciamos a dieta da população sénior, que mais do que nunca precisa de garantir melhor qualidade de vida.

Para além disso, no geral, bebemos pouca , comemos poucos ‘verdes' e pouca fruta, e quase não fazemos . O resultado? Cada vez mais problemas de saúde relacionados com a alimentação, como a , a e as doenças cardiovasculares.

Em Portugal, existe mais de um milhão de diabéticos, perto de três milhões de pessoas com , e mais de metade da população tem excesso de peso

Agora as boas notícias. Tudo isto pode mudar. E eu ou melhor nós podemos ajudar, porque nesta receita o ingrediente principal é o bom senso: estar informado para não cair em exageros ou ditaduras.

Decidi pôr em prática uma vontade antiga e saber mais sobre o que como, os alimentos que compro e aqueles de que mais preciso, a cada momento. A mim juntou-se o Continente e a experiência de mais de três décadas a responder à evolução das necessidades dos portugueses.

Que melhor copiloto nesta viagem do que uma marca que tem a inovação e a evolução enraizada no seu ADN? Juntos, queremos dar a volta àqueles a quem a ideia de vida saudável dá um nó na cabeça, que querem mudar, mas nem sabem por onde começar.

Aos que acham que os são mandarim, que comer bem é caro ou que não têm tempo para ser saudáveis. Aos que tentam e logo depois desistem, aos que se sentem esmagados com tanta informação e aos que pensam que é impossível encontrar o equilíbrio.

Queremos dar a volta a todos e contamos consigo. Guardámos-lhe um lugar especial neste Movimento que quer ajudar os portugueses a dominar o tema da , sem rodeios, sem complicações e sem , para que nada fique por dizer. Por isso, traga a família, os amigos e a vontade e faça esta viagem connosco.

Pelo caminho, faça-nos as perguntas que quiser e tire todas as dúvidas connosco. Temos uma nutricionista online pronta para o ajudar.

Autor

Catarina Furtado