A alimentação plant based pode ser uma excelente opção para quem quer eliminar ou reduzir o consumo de produtos de origem animal. Explicamos-lhe tudo com dicas muito simples.
O que é a alimentação plant based?
A alimentação plant based, é uma expressão utilizada para descrever uma variedade de padrões alimentares e produtos. Porém, e até ao momento, não existe consenso legal sobre o que define uma dieta plant based.
Esta dieta engloba diferentes tipos de padrões alimentares, desde a dieta vegana à dieta mediterrânica e/ou flexitariana, bem como diferentes tipos de produtos.
Normalmente tem por base vegetais, fruta, feijão, lentilhas, nozes, sementes, grãos integrais, pequenas quantidades de gorduras saudáveis, e pode não incluir produtos de origem animal – carne, aves, peixe, ovos e lacticínios.
Dicas para começar uma alimentação plant based
- Pense nos pratos sem carne que já cozinhava, como receitas de massas, lentilhas, arroz, feijão e sopas.
- Transforme as suas receitas preferidas em receitas plant based com pequenas adaptações. Por exemplo: se gosta de chili, prepare-o com feijão e não com carne; substitua os hambúrgueres normais por hambúrgueres vegetarianos; em vez de caril de camarão ou de frango, faça um caril de legumes, entre muitas outras opções deliciosas.
- Escolha sempre que possível alimentos integrais.
- Certifique-se de que bebe água em quantidade suficiente.
- Seja criativo e experimente receitas novas, comprando livros de culinária e vendo receitas online.
- Se a sua família não quiser seguir este tipo de alimentação, pode cozinhar carne ou peixe à parte, mas é importante encorajar toda a gente a comer menos proteína animal.
- Tenha bons materiais de cozinha – uma panela grande ou uma panela de pressão, facas de qualidade para cortar vegetais e um liquidificador.
Receita de bolonhesa vegan com picado 100% vegetal
Benefícios da alimentação plant based:
A alimentação plant based é não só muito saborosa, mas também muito benéfica para a saúde:
- Promove uma maior ingestão de hortícolas, frutas e leguminosas.
- Reduz o consumo excessivo de carne.
- É muito rica em fibras e várias vitaminas e minerais.
- É amiga do ambiente.
Bom apetite com uma alimentação mais verde!
Autor
À Roda da Alimentação