Vitamina D: o que é, onde está e porque precisamos tanto dela

Por if_coelho_sonaemc

Partilhar

É tão especial que até tem dia próprio. A é essencial para a saúde e, ao contrário do que alguns pensam, o sol não é o seu único fornecedor.

A vitamina D é um composto lipossolúvel (solúvel em gordura) fundamental para a regulação do metabolismo ósseo e para o correto funcionamento do . Diferente das restantes vitaminas, é maioritariamente sintetizada pela exposição direta da pele ao sol, daí ser importante reforçar o seu aporte alimentar no inverno.

No entanto, existem alguns alimentos com vitamina D. É o caso dos peixes gordos (sardinha, salmão, cavala, atum, etc.), óleos de fígado de peixe, iscas de fígado, leite e derivados, gema de ovo, entre outros.

Apesar do organismo ser capaz de sintetizar vitamina D através da exposição solar, a radiação ultravioleta pode ser nefasta para a pele, pelo que devemos evitar grandes períodos de exposição solar e garantir a proteção da saúde. Segundo a DGS, “são suficientes 5 a 15 minutos de exposição solar casual das mãos, face e pernas duas a três vezes por semana para manter os níveis de vitamina D altos.” Nos meses de inverno, em que a exposição solar é menor, é importante ter especial cuidado e garantir que são incluídos na dieta, os alimentos fornecedores desta vitamina, de forma a atingir a dose diária de vitamina D recomendada – 15 microgramas.

Alimentos ricos em vitamina D

Peixes gordos

Iscas de fígado

Óleos de fígado de peixe

Ovos

Leite e derivados

Bebida de soja

Cereais enriquecidos

Sobretudo importante para crianças e adolescentes, em crescimento, e para os idosos, que precisam de fortalecer os membros e a capacidade de mobilidade, a vitamina D desempenha um papel importante no metabolismo do fósforo e cálcio e na mineralização, crescimento e remodelação normal dos ossos. Como o cálcio está envolvido nas funções celulares, este micronutriente também estimula o sistema imunitário. É por tudo isto que a 2 de novembro se celebra o Dia Mundial da Vitamina D.

Fonte de vitamina D

Sabia que os cogumelos silvestres são praticamente a única fonte alimentar de origem não animal a fornecer vitamina D? Quando crescem expostos à luz ultravioleta, são, como os humanos, capazes de sintetizar esta vitamina.

E você, já apanhou sol hoje?

Autor

if_coelho_sonaemc