Alimentos ricos em vitamina C

Por À Roda da Alimentação

Saiba quais são os principais alimentos ricos em e conheça as principais vantagens do seu consumo para o organismo. E enquanto isso, pode preparar-se para a chuva e para o frio.

Quando pensamos em fontes de vitamina C, ocorrem-nos sobretudo os citrinos, como laranjas e limões. No entanto, há muitos alimentos particularmente ricos nesta vitamina cujo benefício vai mais além do que o famoso fortalecimento do .

Também conhecida como ácido ascórbico, a Vitamina C encontra-se naturalmente presente nos alimentos, visto que o corpo é incapaz de a sintetizar sozinho, ao contrário do que acontece com a Vitamina D a partir da exposição da aos raios solares.  É verdade que também podemos obter a Vitamina D através de suplementos alimentares, mas deve ser sempre um complemento com uma prescrição de um profissional de saúde, adequada a cada tipo de pessoa, considerando a idade, o género bem como o ciclo de vida, sem nunca serem o substituto de uma alimentação equilibrada.

Benefícios da Vitamina C

A Vitamina C é essencial para o sistema imunitário, que, por sua vez, é  responsável pela proteção do corpo contra doenças, vírus, bactérias, micróbios e outros fatores que interferem no bem-estar e na qualidade de vida. Assim, o ácido ascórbico contribui de um modo geral para a defesa do organismo, uma vez que protege as células, tem uma ação antioxidante e contribui para a redução do cansaço e fadiga.

A Vitamina C também dá uma ajuda preciosa na absorção de ferro no intestino, o que é excelente para prevenir a anemia. E porque a beleza e a saúde andam muitas vezes de mãos dadas, a Vitamina C também faz muito pela sua pele – ao contribuir pra a proteção das células contra oxidações indesejáveis acaba por ter um papel importante no antienvelhecimento.

O défice de vitamina C pode aumentar o risco de gripes, infeções, entre outras complicações, prejudicando a saúde de um modo geral. Durante os Descobrimentos Portugueses, os nossos marinheiros foram afetados com uma doença terrível devido à falta desta vitamina – o escorbuto, hoje praticamente inexistente, embora alguns grupos de risco ainda possam contraí-la –, uma vez que os barcos não podiam transportar produtos frescos ricos em Vitamina C.

Alimentos ricos em Vitamina C

Esta vitamina encontra-se sobretudo nas frutas e , que idealmente devem ser comidos crus e frescos porque perdem ao serem cozinhados. No caso da , é importante que seja consumida assim que é cortada. Assim como os sumos de fruta – principalmente o sumo de , ananás, maçã e pera – porque oxidam facilmente. Estes são os principais alimentos ricos em vitamina C:

  • Frutas: laranja, tangerina, goiaba, litchi, maracujá, meloa, morango, lima, clementina, nectarina, , manga, papaia, castanha, kiwi e castanha.
  • Hortícolas: brócolos, espinafres, grelos, e outros tipos de couve, e .

Fonte: DGS

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