Bora beber um copo… ou seis?

Com Catarina Furtado

Partilhar

A sempre foi a minha bebida de eleição. É um dos hábitos que herdei da Escola de Dança do Conservatório Nacional e uma das minhas dicas de ouro para manter a forma. E não só…

O consumo regular de água atenua e evita muitos problemas de saúde. Aprendi recentemente que a água fortalece o sistema imunitário, limpa o organismo (elimina toxinas) e ajuda todos os órgãos do corpo a fazerem melhor o seu trabalho.

Eu faço questão de beber muita água ao longo do dia, muitas vezes até lhe junto chá de diferentes sabores, mas confesso que não sou daquelas pessoas que mede o que bebe. Normalmente, recomenda-se que se ingira entre 1,5 e 2 litros (6 a 8 copos) por dia mas, pelo que pude investigar, a verdade é que a necessidade de água varia bastante de pessoa para pessoa, em função do seu peso, do seu estilo de vida…

A água é um bem essencial à vida e representa entre 60 a 70% do nosso organismo.

Um adulto que pratica desporto, por exemplo, precisa de muito mais do que alguém que não o faça. Feitas as contas, é tudo uma questão de equilíbrio e, neste caso, menos nunca é mais.

Se pensarmos bem, não existem muitas desculpas para não bebermos mais água. Nós, portugueses, temos muita sorte, por inúmeros motivos. E este é mais um: a nossa água da torneira tem muita qualidade e é considerada uma das melhores da Europa!

Beber mais água

Mesmo assim, por conforto, também costumo beber bastante água engarrafada. Anda sempre comigo numa garrafa própria de metal. É muito mais prático sempre que estou a trabalhar e evita o calor do carro, quando ando a correr de um lado para o outro.

Por tudo isto cada vez presto mais atenção à sua composição. É que hoje em dia já há opções de água para todos os gostos. Há quem as prefira minerais naturais e há quem goste mais das de nascente. A diferença está nos nutrientes, só temos de aprender a decifrar os rótulos.

10 alimentos com muita água

3 receitas com produtos biológicos

1. Melancia
2. Melão
3. Abacaxi
4. Maçã
5. Tomate
6. Curgete
7. Cenoura
8. Alface
9. Pepino
10. Nabo

Sei que é um clichê, mas é daqueles que merecem ser lembrados com frequência: somos maioritariamente constituídos por água e, teoricamente, sem ela não sobreviveríamos mais do que 72 horas. Eu acho que não resistiria um dia.

Tem dúvidas sobre este tema? Gostava de fazer uma pergunta? Consulte a Nutricionista Online.

Dicas para beber mais água

  • Faça da água o seu primeiro hábito matinal e beba um copo logo ao acordar.
  • Leve uma garrafa de água para o trabalho e mantenha-a à vista, para que se lembre de beber.
  • Aborrece-se com a ausência de sabor? Aromatize a água com fruta ou chá (evite adicionar açúcar).
  • Se não resiste a um refrigerante, experimente substituí-lo por água com gás.
  • Estabeleça objetivos pessoais do género ‘antes do almoço tenho de beber 3 ou 4 copos de água’ ou ‘até ao final do dia tenho de acabar esta garrafa’.

O que é o PH?

A sigla pH é a abreviação de ‘potencial de hidrogénio’. É a medida da acidez ou alcalinidade das substâncias, que é determinada pela concentração de iões de Hidrogénio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior é a concentração de iões de Hidrogénio (H+) e menor a concentração de iões hidróxido extra (OH). Os valores de pH variam de 0 a 14, sendo que 7 é neutro. Os valores abaixo de 7 são considerados ácidos e os valores acima alcalinos.

Autor

Catarina Furtado