A aveia engorda ou faz bem à saúde?

Por À Roda da Alimentação

A é um excelente cereal para ter por perto. É nutritiva e está associada à prevenção de algumas doenças.

Presente em várias receitas e muitos artigos dedicados à alimentação saudável, muitas pessoas perguntam ‘afinal o que é a aveia?'

A aveia é um cereal por norma consumido na sua forma integral e, por isso, muito ricos em nutrientes. Versátil na alimentação, pode ser usada em simples papas ou numa ampla diversidade de receitas – com iogurte, leite ou bebidas , em batidos, , bolos, bolachas, , etc.

Disponível em flocos, farelo ou farinha, é uma alternativa económica e saudável face a outros cereais refinados e, graças aos seus muitos benefícios, pode ser consumida diariamente, sendo ideal ao pequeno-almoço, lanche ou como complemento antes de treinar.

Papas de aveia - Receita
Papas de aveia

Benefícios da aveia

A aveia é uma grande fonte de (sobretudo do complexo B), minerais (fósforo, magnésio, zinco e potássio).

Por se tratar de um alimento fornecedor de hidratos de carbono complexos e rico em fibra solúvel, nomeadamente beta-glucanos, além de fornecer bastante energia, induz uma sensação de saciedade prolongada, ajudando a controlar a ingestão energética ao longo do dia. Esta característica é especialmente importante para quem quer emagrecer ou manter um peso saudável.

Papas de aveia engordam?

A riqueza em fibra e de absorção lenta permite ainda que a entrada de açúcar no sangue seja gradual, contribuindo para contribui para um menor aumento da glicose no sangue após essa refeição

O seu elevado teor de fibra ajuda ainda a regular o trânsito intestinal e, juntamente com o potássio que fornece, a manter a pressão arterial dentro dos níveis normais, podendo ser uma mais valia na redução do risco de doenças cardiovasculares.

A aveia, ao contrário do que se pensa, não contém glúten na sua constituição natural. Contudo, como os seus flocos podem ser contaminados por outros cereais que contêm glúten, os doentes celíacos devem verificar no rótulo as opções que indicam que aquela aveia é isenta de glúten.

Principais benefícios da aveia

  • Fonte de vitaminas e minerais;
  • Fornece energia e promove a sensação de saciedade;
  • Diminui a absorção de ;
  • Favorece a saúde intestinal.

Veja a nossa receita de pão de aveia caseiro.

Caso Tenha alguma dúvida sobre este tema, pergunte à Nutricionista Online.

Autor

À Roda da Alimentação