A beterraba, assim como o sumo que dela é feito, tem muitos benefícios, especialmente para a saúde do coração e para a capacidade de desempenho do exercício físico. Este vegetal de raiz deve marcar presença na sua cozinha e é sempre um pretexto para deixar os seus pratos ainda mais bonitos e cheios de cor.
A beterraba pode comprar-se sob várias formas. É deliciosa crua, mas geralmente consome-se já cozida ou em conserva, o que facilita muito a sua preparação em sumos e em vários pratos, nomeadamente saladas, sopas, risotos, hambúrgueres ou carpaccio de beterraba.
Propriedades nutricionais da beterraba
É um hortícola com baixo valor energético, rico em fibra e em ácido fólico, importante para mulheres grávidas, fonte de vitamina C e potássio.
Uma curiosidade: sabia que ao comer beterraba numa certa quantidade pode tornar a usa urina mais avermelhada? Muitas vezes é confundido com sangue, mas não se assuste, está apenas relacionado com o consumo deste hortícola.
Beterraba: benefícios para a sua saúde
Redução da tensão arterial e melhoria da saúde cardiovascular
A tensão alta danifica os vasos sanguíneos e o coração. Este problema dramático encontra-se entre os principais fatores que estão na origem das doenças cardíacas, dos derrames e das mortes prematuras, nunca sendo de mais lembrar que as doenças cardiovasculares são a maior causa de morte em Portugal e no mundo.
Comer fruta e hortícolas ricos em nitratos – não apenas beterraba, mas também cenoura e alguns vegetais de folhas verdes – pode diminuir bastante a tensão arterial reduzindo, por conseguinte, o risco de doenças cardíacas.
Os nitratos são vasodilatadores que ajudam a dilatar os vasos sanguíneos, reduzindo a resistência. Isto reduz a pressão arterial e facilita o fluxo sanguíneo no corpo, prevenindo doenças cardiovasculares.
Estes alimentos permitem aumentar a formação do óxido nítrico, que, de uma forma muito sucinta, é uma molécula importante para o bom funcionamento do organismo e das funções dos vários sistemas do corpo humano.
Desempenho do exercício físico
Muitos estudos defendem que os nitratos podem melhorar o desempenho do exercício físico, porque ajudam a dilatar os vasos sanguíneos. A sua ingestão pode reduzir temporariamente a necessidade de oxigénio, aumentar a resistência e contribuir para a produção de energia através das mitocôndrias.
A beterraba e o sumo de beterraba são assim muito usados no desporto – nomeadamente na corrida e no ciclismo – devido à presença elevada de nitratos, que aumenta não só a capacidade de resistência, mas também a capacidade de utilização do oxigénio.
Autor
À Roda da Alimentação