Os benefícios do Melão

Por À Roda da Alimentação

O melão é uma das frutas que os portugueses mais apreciam durante os meses de verão. É fresco, saboroso e pode ser consumido das mais variadas formas. Hoje, vamos revelar-lhe os segredos que estão por trás da sua escolha, os tipos de melão que existem, desfazer alguns mitos sem sentido e, acima de tudo, dar-lhe excelentes razões para o saborear com frequência durante esta estação. Aproveite, porque uma talhadinha de melão pode fazer muito pela sua saúde.

Atualizado em 26 de julho de 2022

Por norma, servimos o melão bastante fresco como entrada ou sobremesa, mas este fruto adapta-se também a um sem-número de receitas inimagináveis, como sopa, ceviche, compota, saladas, gaspacho, entre outras que poderá descobrir aqui para surpreender toda a gente.

Além de ser extremamente saudável, o melão é um dos privilégios do verão e já todos conhecemos muitas razões para consumir fruta da época, desde o preço, geralmente mais baixo quando a se enquadra precisamente na sua estação, à possibilidade de variar e experimentar outros sabores, diversificando a ingestão de . No entanto, se é daquelas pessoas que dizem que não sabem escolher melão, e por isso evitam comprá-lo, deixamos-lhe algumas dicas que apelam sobretudo aos cinco sentidos.

Como escolher melão?

Depois de ser devidamente selecionado no campo pelos produtores, o melão que se encontra nas lojas Continente tem a maturação adequada para ser consumido de imediato. Por essa razão, é normalmente doce e sumarento. No entanto, para escolher de um modo geral um bom melão é importante ter em conta estes critérios:

  • Veja se a casca está firme, com a cor nítida e sem rachadelas, zonas amachucadas ou picadas por insetos.
  • Cheire o melão para confirmar se tem um aroma agradável e suave.
  • Pressione as extremidades do melão, uma vez que estas devem ceder levemente.
  • Sacuda o melão e preste atenção para ver se as sementes estão ligeiramente soltas, isso significa que está maduro.

Para conservar o melão antes de aberto, deixe-o num local fresco e arejado. Depois de aberto, deve ser guardado no frigorífico e envolvido em película aderente ou em folha de alumínio para não ficar com o odor de outros alimentos

Tipos de Melão

Apesar de existirem muitas variedades de melão, nas lojas Continente vendem-se sobretudo três tipos:

  • melão branco nacional, produzido no Ribatejo e no , de polpa branca, macia, sumarenta e doce. É o tipo de melão mais popular em Portugal.
  • melão verde de sapo, bastante doce e com uma textura mais firme.
  • melão amarelo, sumarento, com a polpa branca (ou verde-clara) e uma casca levemente enrugada.

Razões para comer melão

O melão pode fazer parte de uma alimentação equilibrada e variada e tem inúmeros benefícios nutricionais, para além do seu exelente sabor e frescura. Há excelentes razões para comermos melão:

  • Tal como a melancia, o melão é muito rico em água (cerca de 92%), sendo uma excelente fruta para hidratar o organismo.
  • É um aliado da elegância por ter um baixo valor calórico.
  • É uma excelente fonte de fibra, que contribui para o bom funcionamento intestinal.
  • É rico em antioxidantes, sais minerais e , como a vitamina C e a , tão importante para a saúde da pele e da visão, bem como para o funcionamento do sistema imunitário.

Como é rico em vitamina C, pode ajudar a aumentar a absorção de ferro, isto se ingerir juntamente com uma fonte de ferro, como a carne por exemplo

O melão engorda?

O melão não é uma fruta muito calórica – 100 g de melão têm aproximadamente cerca de 20 kcal. No entanto, o facto de ser pouco calórico não significa que deva ser a única escolha de verão. É fundamental variar a fruta – devemos comer tantas frutas diferentes quanto o número de cores de que nos conseguimos lembrar –, assim como a alimentação em geral, de modo a alternar benefícios e nutrientes diferentes que se conseguem apenas através da variedade.

Assim, podemos esquecer esse grande mito de que o melão engorda. Seria preciso consumir uma enorme quantidade diária desta fruta para que a sua ingestão calórica fosse excessiva. Como tudo na vida, o facto de se engordar ou não – desde que não haja doenças associadas ao ganho de peso – é sempre uma questão de equilíbrio entre a energia que gastamos e as que consumimos. Inevitavelmente engordamos se o consumo de energia for superior às nossas necessidades, ou seja, à quantidade de energia que despendemos.

Devemos consumir as sementes do melão?

Não devemos desperdiçar as sementes do melão. Tal como acontece com as sementes de , podem ser um excelente snack. Basta retirá-las do melão, passá-las por água para ficarem bem lavadas e tostá-las numa frigideira antiaderente sem qualquer gordura.

Se preferir, pode fazer uma variação deste snack lavando bem as sementes e espalhando-as num tabuleiro raso. De seguida, cubra-as com um pano limpo. Deixe-as secar 24 horas, leve ao forno e aguarde que fiquem tostadas. São um excelente aperitivo. Por incrível que pareça, também podemos aproveitar as sementes para preparar uma bebida. Delicie-se com esta receita inesperada.

Bebida de sementes de melão

Preparação

  1. Retire as sementes do melão e coloque-as numa liquidificadora.
  2. Junte 250 ml de água filtrada.
  3. Triture as sementes muito bem.
  4. Passe a mistura por um coador de modo a separar o líquido.
  5. Guarde a bebida no frigorífico e sirva fria.

Autor

À Roda da Alimentação