Esta é a fruta da época de outubro: ameixa, ananás, dióspiro, romã e clementina. E estamos na altura ideal para o seu consumo. Vale a pena perceber porquê.
Os benefícios da fruta são bem conhecidos. Comer fruta regularmente (3 a 5 porções por dia) diminui o risco de incidência de várias doenças nomeadamente, cardiovasculares, alguns tipos de cancro, obesidade e diabetes.
A fruta garante o aporte de nutrientes essenciais para o organismo – vitaminas, minerais, fibras e, ainda, compostos fenólicos, substâncias muito importantes, pelas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias
Mas, como também acontece com os legumes ou o com peixe, cada espécie de fruto desenvolve-se melhor em determinada altura do ano.
Por isso, como capta em pleno os nutrientes do solo, a chamada ‘fruta da época’ é muito nutritiva e saborosa, e as suas caraterísticas organolépticas (cor, odor e sabor) são mais atraentes.
A fruta da época pode ainda ajudar a satisfazer necessidades do nosso organismo consoante a época do ano: nos meses mais frios, onde se verificam mais gripes e constipações, o organismo pode beneficiar de alimentos mais ricos em vitamina C (ou seja, fruta de inverno como a laranja, tangerina, etc.), já nos meses mais quentes é importante consumir frutos mais hidratantes (ou seja, fruta de verão como melancia, melão, etc.).
Apostar na sazonalidade acaba por se tornar também mais económico. Como é mais fácil de produzir, já que respeita o ciclo natural, e está disponível no mercado em maior quantidade, por norma, a fruta na sua própria estação está a um preço mais acessível. E acrescem outros fatores de poupança.
O facto de ser cultivada a menores distâncias do local onde é comercializada, faz com que se reduzam os custos de armazenamento e transporte. Já para não falar na diminuição de emissões de gases com efeito de estufa…
Comprar fruta da época é uma escolha consciente e acertada. Ao fazê-lo, está a garantir a máxima qualidade nutricional, maior poupança e menor impacto ambiental.
Se quiser saber mais sobre as vantagens da fruta da época, espreite o nosso artigo “Alimentos da época“.
Calendário da fruta da época
- Fruta de Janeiro a Março
Abacate, amêndoa, ananás, anona, banana, laranja, limão, maçã, maracujá, noz, pêra, pinhão, kiwi e clementina.
- Fruta de Abril
Abacate, ananás, amora, banana, groselha, laranja, limão, maçã, morango, nêspera e clementina.
- Fruta de Maio
Alperce, ananás, banana, cereja, groselha, laranja, limão, maracujá, meloa, mirtilo, morango, nectarina e nêspera.
- Fruta de Junho
Alperce, ameixa, amora, ananás, banana, cereja, figo, framboesa, ginja, groselha, limão, melão, meloa, mirtilo, morango, nectarina, pêssego e uva.
- Fruta de Julho
Alperce, ameixa, amora, ananás, banana, cereja, figo, framboesa, ginja, groselha, limão, maçã, maracujá, melão, meloa, mirtilo, morango, nectarina, pêra, pêssego e uva.
- Fruta de Agosto
Alfarroba, ameixa, amora, ananás, anona, banana, figo, fisális, framboesa, limão, maçã, maracujá, marmelo, melancia, melão, meloa, morango, nectarina, pêra, pêssego e uva.
- Fruta de Setembro
Alfarroba, ameixa, amêndoa, ananás, anona, banana, figo, fisális, framboesa, limão, maçã, maracujá, marmelo, melancia, melão, meloa, nectarina, noz, pêra, pêssego, romã e uva.
- Fruta de Outubro
Ameixa, amêndoa, ananás, anona, avelã, banana, castanha, dióspiro, fisális, laranja, limão, maçã, noz, pêra, pêssego, romã, clementina e uva.
- Fruta de Novembro
Abacate, amêndoa, ananás, anona, avelã, banana, castanha, dióspiro, fisális, laranja, limão, maçã, noz, pêra, kiwi, romã, clementina e uva.
- Fruta de Dezembro
Abacate, amêndoa, ananás, anona, avelã, banana, castanha, dióspiro, laranja, limão, maçã, noz, pêra, pinhão, kiwi, romã, clementina e uva.
Fonte: Deco Proteste
Autor
À Roda da Alimentação