Receitas de Carnaval

Por À Roda da Alimentação

A música, a dança e os desfiles coloridos estão a chegar para animar os dias de Carnaval. E nós temos algumas receitas de Carnaval para os foliões da cozinha.

É Carnaval. E muitas pessoas preferem brincar aos foliões na cozinha e vestir a pele de verdadeiros que vão desfilar receitas novas para familiares e amigos. Para esta pausa nos dias mais sérios, deixamos-lhe três receitas de Carnaval, sem nada em comum, excetuando o facto de serem deliciosas e saudáveis: um bolo de iogurte e morango com assinatura da Sónia Pereira; uns salgados do chef Nuno Queiroz Ribeiro; e umas papas de aveia para um pequeno-almoço ou um lanche de miúdos e graúdos. Ninguém leva a mal se não correm bem, mas é difícil.

Divirta-se!

Please accept statistics, marketing cookies to watch this video.

Bolo de iogurte e morango

É tempo de alegria e de boa comida, por isso nada melhor do que um «pecado saudável» da autoria da Sónia Pereira, que partilha o blogue «The healthy Sins» com o Diogo, um espaço onde combinam o amor pela cozinha com a paixão pela fotografia e provam a toda a gente que os olhos realmente também comem. Para fazer este bolo simples, mas tão bonito e saboroso, é aconselhável começar por preparar os , lavando-os muito bem e cortando-os finamente, sem se esquecer de deixar uns quantos de lado.

Esta receita leva dois tipos de farinha – farinha de amêndoa e farinha de (sem fermento) –, ovos, compota de morango sem adição de , iogurte grego natural e mais alguns ingredientes como extrato de baunilha, fermento, e sumo de limão.

Quando a massa estiver feita, basta pôr os morangos bem cortados por cima e deixar ir ao forno. Depois de pronto e prestes a servir – e por aqui se vê o toque de mestria – salpica-se o bolo com um pouco mais de iogurte grego e põem-se os restantes morangos que lhe pedimos para deixar de parte.

Tratando-se basicamente de um bolo de iogurte clássico, ainda que reinterpretado com a sofisticação dos morangos, é impossível não sentir uma certa evocação da infância – afinal, o bolo de iogurte está entre os preferidos de quase todas as crianças.

Muffins salgados do chef Nuno Queiroz Ribeiro

muffins

Esta é uma receita versátil para quem prefere salgados. Os muffins do chef Nuno Queiroz Ribeiro podem ser servidos como aperitivos, como lanche, ficam muito bem na mesa de qualquer festa e, com um pouco de arroz e de salada, também são uma excelente refeição leve. Apesar de os muffins serem por natureza pequenos bolos em forma de queque, estes são salgados – não por levarem sal, mas por terem azeitonas e serem feitos com legumes salteados.

Uma vez mais, e à semelhança do bolo de iogurte com morango,  trata-se de uma receita feita com dois tipos de farinha – farinha de trigo integral e farinha de arroz – e à base de legumes salteados, nomeadamente cenoura, courgette, , Paris e manjericão fresco. Para confecionar os muffins é preciso ter formas feitas de silicone que serão preenchidas em três fases:  primeiro, enchem-se até meio com a mistura de ovos, iogurte, farinhas e azeite; segue-se a mistura os legumes salteados e termina-se tapando-se com a mistura inicial. Estes muffins ficam ainda mais bonitos se forem decorados com folhas muito picadinhas de manjericão antes de irem para o forno.

Papas de aveia com maçã

papas de aveia

As papas de aveia estão muito na moda e estas, feitas com maçã ralada, são uma excelente escolha para quem anda sem ideias para um pequeno-almoço diferente ou para um lanche fora do comum. Se por questões de saúde precisar de garantir que a aveia é isenta de glúten, nesse caso leia com atenção o rótulo dos flocos de aveia e procure esta indicação.

Estas papas são muito saciantes, devido à fibra da aveia e da , rápidas de fazer e saborosas. Além disso, são bastante nutritivas, uma vez que a aveia é um cereal rico em fósforo, magnésio e zinco, vitaminas do complexo B e ácido fólico, e contêm ainda um elevado teor de fibra, importante para o bom funcionamento do intestino. A combinação sempre feliz entre maçã e canela dá a estas papas um aroma irresistível. Por serem serem um lanche/pequeno almoço equilibrado e saciante, são uma excelente solução para crianças, adultos e idosos.

Bom apetite e boas receitas de Carnaval!

Autor

À Roda da Alimentação