Castanhas: benefícios e valor nutricional

Por À Roda da Alimentação

São um tesouro gastronómico e estamos na época delas. Conheça os benefícios da castanha e aproveite para celebrar o magusto com tudo a que tem direito.

Revisto a 10 de novembro de 2021

Origem do dia de S. Martinho

Reza a lenda que num dia de grande tempestade, por volta do século IV, um soldado a cavalo encontrou um mendigo ao frio e, comovido, lhe deu metade da sua capa, cortada a golpe de espada.

Nesse preciso momento, a chuva parou e o sol começou a brilhar resplandecente. Por causa disso, esse generoso cavaleiro romano, de seu nome Martinho de Tours, é celebrado até hoje a cada 11 de novembro.

Nós por cá, juntámos o Dia de São Martinho ao da degustação do vinho novo e festejamos o magusto com assadas e água-pé ou jeropiga.

Aproveitada desde a pré-história, a castanha
é, provavelmente, um dos mais antigos alimentos
consumidos pelos europeus

As castanhas na alimentação

Colhidas de outubro a dezembro, as castanhas são aproveitadas desde a pré-história. Por serem altamente nutritivas, constituíram a base da alimentação dos europeus durante centenas de anos, até surgirem a batata e o milho.

castanhas: beneficios e valor nutricional

Embora estejam disponíveis o ano todo (congelada), é no outono, sua época, que mais damos por elas.

Cozidas com um raminho de erva-doce, assadas com ou sem , desfeitas em puré ou como base para sopa, as castanhas são muito versáteis na cozinha e podem ser uma alternativa ao pão, , massa e batata.

Veja a nossa receita de Sopa de S. Martinho

Castanhas: valor nutricional

castanhas: beneficios e valor nutricional

Esta semente, muitas vezes indicada como fruto (o fruto é o ouriço que a envolve), é uma poderosa fonte de energia e devido ao seu teor em (polissacárido) pode assemelhar-se a alguns alimentos do grupo dos cereais e tubérculos da .

É muito rica em (39,9 g em cada 100 g), como o amido, mas não é excessivamente calórica (194 kcal por cada 100 g).

Tem menos gordura do que os (1,1 g em cada 100 g) e apresenta um alto teor de fibras benéficas para o intestino e para a regulação dos níveis de colesterol.

Além disso, as castanhas apresentam um alto teor em vitamina C e ácido fólico e são fonte de tiamina e vitamina B6. Quanto aos minerais, destacam-se os teores em potássio, fósforo e magnésio.

Castanha Miolo
(100 g)

Energia
(kcal)
185
Gordura
Total (g)
1,1
Hidratos
Carbono (g)
39,8
Castanha Assada c/ Sal (100 g)
Energia
(kcal)
211
Gordura
Total (g)
1,3
Hidratos
Carbono (g)
45,5
Castanha Pilada
(100 g)

Energia
(kcal)
324
Gordura
Total (g)
2,0
Hidratos
Carbono (g)
70,0

Fonte: Associação Portuguesa de Nutrição

Benefícios das castanhas

Devido às quantidades consideráveis de potássio, as castanhas podem contribuir para uma boa saúde cardiovascular, já que intervém na manutenção dos normais níveis de pressão arterial.

Este snack saboroso apresenta ainda diferentes fitoquímicos e compostos fenólicos que são benéficos para o funcionamento do e têm uma importante ação antioxidante e protetora a nível celular.

Por fim, outra característica muito positiva deste alimento é que, devido ao seu teor em fibra pode contribuir para o controlo do apetite e manutenção dos níveis de saciedade e, como não apresenta , pode ser uma opção nutritiva para os intolerantes ou doentes celíacos.

Não sabe como preparar as castanhas para o magusto? Não tem fogareiro? Não importa, deixamos-lhe a solução deliciosa da atriz Anita da Costa. E só precisa de um forno.

Bom proveito!

Veja aqui como assar castanhas no forno

Quer aprender mais sobre os benefícios das castanhas? Pergunte à nutricionista online.

Autor

À Roda da Alimentação