A importância da água, esse bem precioso

Por À Roda da Alimentação

Dia 22 de março celebra-se o Dia Mundial da . É urgente preservar este bem tão precioso, ameaçado pela seca agravada em várias partes do mundo. Porque sem não há vida.

Sente cansaço? Tem dores de cabeça e náuseas? Pode ser apenas o seu corpo a ressentir-se da falta de . A água representa entre 60 a 70% do organismo, e é essencial para que este cumpra as suas funções da maneira mais correta.

Benefícios da ingestão adequada de água

A ingestão adequada de água ao longo do dia ajuda a regular a temperatura corporal, contribui para o bom funcionamento da função cognitiva e do sistema urinário e renal (diminuindo o risco de formação de ‘pedras’ nos rins), intervém na constituição de diferentes fluidos corporais (sangue, sucos, etc.), preserva a elasticidade da pele, facilita o transporte, digestão e absorção dos nutrientes, e promove a limpeza do organismo, eliminando as toxinas.

Benefícios da água

Por tudo isto, a desidratação pode gerar vários sintomas que, por norma, desvalorizamos. Cansaço generalizado, alterações visuais, dores de cabeça, obstipação, náuseas e problemas de memória são, muitas vezes, consequência da falta de hidratação do organismo. Os idosos estão em maior risco, pois têm dificuldade acrescida na perceção da sensação de sede.

Dia Mundial da Água

A água está no centro da Roda da Alimentação Mediterrânica, o guia alimentar nacional, não só porque faz parte da constituição da maioria dos alimentos (ou ser necessária para a sua confeção), mas também porque devemos consumi-la às refeições e de forma regular ao longo do dia.

Sabia que a sensação de sede é o primeiro sinal de desidratação?Não se deve esperar ter sede para beber água!

Água: mitos comuns

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a água não possui valor calórico. Logo, não produz efeitos sobre o peso. Naturalmente, quem tem um sistema digestivo sensível, deve evitar a ingestão exagerada de água às refeições, para não potenciar o refluxo gástrico.

Outro mito comum, importante de desfazer, é que as bebidas gaseificadas contribuem para a descalcificação dos ossos, porque têm um pH mais ácido. A verdade é que o pH do sangue (que realmente produz impacto nos ossos) é independente do que se bebe ou come. Ou seja, o pH da água não interfere no pH do organismo.

Isto leva-nos à questão das bebidas alcalinas (pH superior a 7), nomeadamente, à alegação de que a água alcalina é melhor para a saúde. Embora se reconheça que este tipo de água tem efeitos benéficos para quem sofre de refluxo gástrico, a verdade é que, para a generalidade das pessoas, qualquer água engarrafada ou de rede é boa para a saúde. E o ideal é ir variando entre o tipo de água – nascente, mineral natural e da torneira, para se aproveitar o que cada uma tem de melhor.

A verdade sobre os alimentos alcalinos

Quantos litros de água devemos beber por dia?

Os especialistas recomendam a ingestão diária de entre 1,5 e 2 litros (6 a 8 copos), mas a necessidade de água varia em função do peso e existência de patologias, atividade física, idade, género, alimentação, condições climáticas e, claro, do estilo de vida, mais ou menos ativo, de cada um. 

A ingestão deverá ser, por isso, ajustada consoante as necessidades, pois se existirem mais perdas, por exemplo pela transpiração quando está muito calor, o consumo deverá ser superior.

Para quem bebe menos água porque se aborrece com a ausência de sabor, existem várias formas de introduzir mais água na alimentação. Alguns frutos (melancia, melão, maçã, etc.), o chá, infusões, águas aromatizadas (sem adição de açúcar) ou a sopa são opções viáveis e saborosas de hidratação.

Receitas de sopas deliciosas

Para garantir que está a ingerir a quantidade certa de água, o ideal é ir vigiando a cor da sua urina: quanto mais clara, maior o nível de hidratação do organismo.

Outra dica importante é moderar o consumo de bebidas diuréticas (como é o caso de alguns chás ou infusões e de bebidas com cafeína como o café.), pois estas promovem a perda de água e aumentam a necessidade de hidratação.

A água é um dos bens mais preciosos para a saúde e para a manutenção do equilíbrio do planeta. Por isso, celebre o Dia Mundial da Água bebendo mais água e desperdiçando menos.

Dicas para beber mais água

Autor

À Roda da Alimentação