Hiperglicemia: o que é, causas e sintomas

Por À Roda da Alimentação

O excesso de no sangue, associado à , tem de ser rapidamente controlado. Perceba melhor do que falamos em seis respostas.

Hiperglicémia: o que é?

A hiperglicemia ocorre quando se regista um excesso de açúcar no sangue. Por norma, este é um dos indicadores da existência de diabetes. O problema pode derivar da insuficiente produção de insulina pelo organismo (diabetes de Tipo 1), da deficiente ação da insulina (diabetes de Tipo 2) ou da combinação entre estes dois fatores.

Como funciona a insulina?

A insulina é uma hormona produzida pelo pâncreas, que garante o controlo dos níveis de açúcar existente na corrente sanguínea, fazendo com que esse açúcar seja bem aproveitado e entre nas células para se converter em energia.

Diabetes: o que é?

Quais são os valores normais da glicemia?

Segundo a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), as pessoas saudáveis têm uma glicemia (açúcar no sangue) entre 80 e 110 mg/dl, antes das refeições e até 140 mg/dl, depois das refeições. Os valores situados entre os 110 e os 126 mg/dL, em jejum, entram na categoria de pré-diabetes. Acima dos 126 mg/dL, registam-se os casos de diabetes.

Hiperglicemia: quais os sintomas?

Falta de força, perda de peso, urinar com muita frequência (poliúria), sede constante e intensa (polidipsia), sensação de boca seca (xerostomia), fome constante e difícil de saciar, comichão no corpo (sobretudo nos órgãos genitais) e visão turva.

Como evitar o aumento dos valores de glicemia?

A melhor estratégia para prevenir a hiperglicemia, é manter uma e praticar regularmente, além da medicação prescrita pelo especialista (se for esse o caso). Aconselha-se também uma monitorização constante dos índices glicémicos e a ingestão frequente e abundante de .

Alimentação para diabéticos

O que são hiperglicemias ocasionais?

A hiperglicemia, num quadro de diabetes, pode ocorrer mesmo quando os pacientes estão medicados. As hiperglicemias ocasionais podem ser provocadas por uma ingestão excessiva de nas refeições anteriores, situações de stresse, alterações na ação da medicação ou períodos de doença aguda, como infeções urinárias, respiratórias, intestinais, etc. Sempre que exista uma situação de hiperglicemia é fundamental que se beba mais água para tentar minimizar os sintomas.

Exercício físico e diabetes

Ficou com dúvidas sobre este tema? Pergunte à Nutricionista Online.

Autor

À Roda da Alimentação