Alimentos com IVA a 0%

Por À Roda da Alimentação

A seleção de alimentos com IVA a 0% foi feita tendo em conta a Roda dos Alimentos e os princípios de uma alimentação saudável. No entanto, também foram considerados os produtos mais consumidos pelos portugueses bem como a cultura alimentar do país. Conheça esta oferta variada e os seus benefícios, para comer bem a um preço mais económico.

Alimentos essenciais

Há sete grupos de alimentos considerados essenciais no cabaz de bens alimentares com IVA a 0%. Vamos saber quais são e que efeitos têm na nossa .

  • Os cereais e derivados, incluindo os tubérculos, compõem a maior fração da Roda dos Alimentos. Arroz, massa, batata e pão (de preferência integral) estão contemplados no IVA a 0% por serem os grandes fornecedores de energia, fibra e outros . Quanto menos refinados, melhor, uma vez que assim preservam os seus nutrientes em maior quantidade.
  • A fruta, uma grande fonte de vitaminas, minerais e fibra, deve ser consumida diariamente, entre 3 a 5 porções. O cabaz de IVA a 0% contempla maçã, , , pera e melão. 
  • As hortícolas, tal como acontece com a fruta, são fundamentais para uma alimentação saudável por terem um grande valor nutricional com compostos antioxidantes, vitaminas, fibra e minerais. A variedade do consumo é importante, uma vez que diferentes cores indicam também diferentes benefícios – as verdes são, geralmente, ricas em ferro; as amarelas ou laranjas têm betacaroteno, um carotenóide essencial para a saúde da e dos olhos; enquanto as vermelhas são ricas em licopeno, benéfico para a saúde.  As saladas e os legumes cozinhados devem sempre fazer parte do acompanhamento do prato principal, idealmente constituindo cerca de metade do mesmo. A sopa, essencial e tão presente na tradição alimentar portuguesa, não deve ser esquecida. As hortícolas que fazem parte do cabaz IVA 0% são a cebola, o , a , a alface, os brócolos, a cenoura, a courgette, o alho-francês, a abóbora, os grelos, a couve-portuguesa, os espinafres, o nabo e as ervilhas.
  • Na categoria da carne, pescado e temos os fornecedores de proteína em grande quantidade; são uma fonte de ferro, zinco e vitaminas do complexo B. É aconselhável consumir mais pescado e menos carne, sendo os ovos uma boa alternativa para ambos. Carne fresca ou congelada de frango, peru, porco ou vaca fazem parte deste cabaz.
  • As leguminosas em sopa ou no prato devem ser consumidas diariamente, uma vez que são uma excelente fonte de proteína vegetal. Em estado seco, como o feijão vermelho, o feijão-frade e o grão-de-bico, integram o cabaz.
  • Os laticínios, nomeadamente, queijo, leite e iogurte, são por excelência os fornecedores de cálcio, proteína e vitaminas do complexo B. É importante fazer escolhas saudáveis e preferir produtos com menos açúcar, gordura e sal adicionados, o que exige uma atenção específica ao que está escrito nos rótulos e ao . O cabaz contempla leite de vaca, esterilizado, pasteurizado, ultrapasteurizado, fermentado ou em pó; iogurtes ou leites fermentados e queijos.
  • As gorduras e óleos são essenciais para o bom funcionamento do organismo, desde que sejam consumidos com moderação, tanto para temperar como para cozinhar. O cabaz IVA 0% integra azeite, óleos vegetais e manteiga.

Boas compras!

Autor

À Roda da Alimentação