5 perguntas básicas com respostas simples

Por À Roda da Alimentação

Os frutos secos têm validade? O sem é igual nas receitas? Hoje, esclarecemos algumas dúvidas sobre os alimentos.

Há perguntas sobre cozinha e alimentos que, muitas vezes, não fazemos por embaraço ou por julgarmos que as respostas são óbvias. Mas não é bem assim…

Qual a diferença entre refinado, marinho e flor de sal?

O sal refinado, o mais comum, passa por um processo de eliminação de impurezas e, por isso, inclui menos minerais. Possui uma textura fina e pode ser usado em qualquer cozinhado, já que se dissolve mais rapidamente.

O sal marinho tem um sabor menos salgado do que o sal refinado, mas mais forte. É raspado manualmente da superfície dos lagos de evaporação. Não é muito processado e, por isso, mantém um maior teor de minerais, não sendo, no entanto, onde vamos buscar estes na nossa alimentação, já que devemos consumir no máximo 5g de sal por dia. Está disponível em várias cores e texturas (grosso, fino ou em flocos). É ideal para temperar carnes de churrasco, e assados de forno.

A flor de sal é formada pelos cristais retirados da camada superficial das salinas e tem mais sódio do que o sal comum. Com sabor intenso, deve ser usada apenas após a preparação dos alimentos, para temperar saladas ou aromatizar pratos.

5 Perguntas Básicas com Respostas Simples

Os frutos secos têm validade?

Existem alguns alimentos que, mesmo tendo um prazo de validade definido, mantêm as suas propriedades durante um período de tempo mais alargado. É o caso dos frutos secos, que estão bons para consumo, se forem bem acondicionados ao abrigo da luz, num local fresco e seco. Depois do fim da validade, poderão estar ainda aptos para consumo, mas com as suas características organoléticas ligeiramente alteradas.

Tudo sobre prazos de validade

Receitas com leite sem lactose: funciona da mesma forma que o leite comum?

Sim, o resultado final é o mesmo. O leite sem ou com baixo teor de lactose ( presente no leite) apresenta o mesmo valor energético, , minerais e proteína do que o leite com lactose.

Tem um sabor mais doce, devido à decomposição da lactose nos açúcares que a constituem, mas não tem mais açúcar, que não é adicionado neste produto, do que o leite comum.

O que é a lactose

O que é a lactose?

Como saber se os ovos estão bons para consumo?

Os ovos têm um prazo de validade que deve ser respeitado. Contudo, isso não significa que ao fim desse tempo eles estejam estragados.

Para testar se o ovo ainda está bom para consumo, coloque-o numa tigela com . Se ficar no fundo, significa que está fresco. Se flutuar ou ficar empinado para cima, à partida estará bom para ser consumido. Mesmo depois deste teste, convém verificar o cheiro e a cor antes de usar o ovo.

Embora os ovos sejam expostos à temperatura ambiente nos supermercados (para evitar choque de temperatura quando transportados), o ideal é guardá-los no frigorífico, em casa.

As temperaturas baixas ajudam a preservar melhor as propriedades do ovo e a evitar a proliferação de bactérias.

5 Perguntas Básicas com Respostas Simples

Como se avalia o tamanho do camarão?

No que toca à classificação do camarão, a regra é quanto maior o calibre, menor o tamanho de cada camarão. Os indicadores nas embalagens assinalam a média do número de camarões por cada kg.

Por exemplo, 20/30 significa que a embalagem terá entre 20 a 30 camarões por cada kg. Quanto maior for o tamanho do camarão, menor é a sua quantidade (unidade) por kg.

10 Técnicas e dicas de cozinha

Autor

À Roda da Alimentação