Água com limão: faz bem, mal ou assim-assim?

Por À Roda da Alimentação

Dizem que desintoxica, ajuda a emagrecer e equilibra o pH. Mas nem tudo o que se diz é verdade… Conheça os verdadeiros benefícios da água com limão.

Cada vez mais pessoas têm adotado o hábito de beber água com rodelas ou sumo de limão. Muitas, simplesmente, porque gostam do sabor, outras porque acreditam que fará diferença na sua saúde. E faz, só que não da forma como, provavelmente, julgam.

Por exemplo, há quem acredite que beber água com limão em jejum, antes de comer seja o que for, ajuda a emagrecer. Esta é uma ideia falsa.

A casca do limão, como a da laranja ou da maçã, é rica em pectina, um tipo de fibra solúvel com ação probiótica que contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e diminui o colesterol.

Além disso, esta fibra oferece uma sensação de saciedade e facilita o trânsito intestinal. Contudo, uma vez que não se consome a casca, e é quase inexistente a quantidade de pectina no sumo do limão, beber água morna com limão não seria suficiente para promover tal benefício.

Já o consumo de fruta fresca, sempre que possível com casca, vai ajudar a aumentar a ingestão de fibra, promovendo a saciedade. Outro dos mitos em torno da água com limão é que alcaliniza o organismo (ou seja, eleva o pH), o que também não é correto, pois a manutenção do equilíbrio do pH é feita naturalmente. Nenhum alimento consegue alterar o pH. Aliás, se tal acontecesse, poderia ser fatal.

Também há quem defenda que o limão é útil para eliminar as toxinas do sangue. Esta também é uma informação incorreta. Os rins e fígado, saudáveis, são suficientes para fazer o necessário detox do corpo.

Então, o que é verdade sobre a água com limão? Em primeiro lugar, com ou sem sabor, beber água é sempre bom para hidratar o corpo. Depois, o limão, como todos os cítricos, é rico em vitamina C, nutriente que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário, promove a melhoria da absorção do ferro.

Por fim, por ter propriedades antioxidantes, a vitamina C contribui para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis.

Por tudo isto, logo pela manhã, beba água (quem disse que a água não sabe a nada?). Se preferir com limão, tanto melhor.

Autor

À Roda da Alimentação