5 receitas com quinoa

Com À Roda da Alimentação

Cada vez mais apreciada, a é um pseudocereal muito nutritivo e altamente versátil na cozinha. Para o comprovar, reunimos cinco receitas rápidas e deliciosas.

(artigo atualizado a 4 de novembro de 2021)

Mesmo com o tempo frio, sabe bem uma refeição ligeira e fresca. E a quinoa é um ótimo ingrediente para lhe servir de base. Sem colesterol ou glúten, este super grão apresenta um baixo teor de gordura e é um forte aliado de uma alimentação saudável.

Quinoa: informação nutricional

A quinoa é rica em minerais com o magnésio, fósforo, zinco, e em ferro, útil na prevenção e tratamento da anemia. Além disso, é dos poucos alimentos de origem vegetal, juntando-se à soja e ao amaranto, que contém todos os aminoácidos essenciais (os que o nosso organismo não consegue produzir).

É também rica em fibra, importante no controlo do apetite, no bom funcionamento intestinal e na regulação do colesterol e dos níveis de açúcar no sangue

Considerada o ‘grão dourado dos Andes’ (onde é mais cultivado), a quinoa é rica em vitaminas do complexo B, como B1, B6 e ácido fólico, que por sua vez contribuem para o normal funcionamento do sistema nervoso, cardiovascular e função psicológica.

Com um sabor suave, este ingrediente poderoso combina bem com pratos doces ou salgados, com carne ou peixe, e pode ser uma alternativa no consumo de , cuja escolha tipicamente incide no trigo e arroz. Por tudo isto, aqui lhe deixamos 5 propostas fáceis de confecionar, a que pode recorrer em diferentes ocasiões.

1 – Caril de quinoa e lentilhas

Receita: caril de lentilhas e quinoa

Esta receita de sabor exótico pode ser integrada em diferentes padrões alimentares, sendo relevante em dietas vegan ou vegetarianas. Como sabemos, o caril é muito popular na gastronomia sul asiática e pode ser combinado com inúmeros alimentos. Neste caso, juntámos-lhe quinoa e lentilhas, dois ingredientes altamente nutritivos e saborosos.

Esta receita é apta para vegans ou vegetarianos

2 – Salada de quinoa

Salada com quinoa

Combinada com requeijão e cajus, a quinoa neste prato é cozida com folhas de hortelã o que lhe confere um sabor exótico e fresco.

Considerando todos os ingredientes, esta salada permite-lhe um maior controlo do apetite, com uma elevada densidade nutricional. Ideal para levar para o almoço no trabalho e pode-se enquadrar em regimes de perda e/ou manutenção de peso.

Uma receita prática para a marmita ou para um brunch

3 – Salmão fumado com quinoa, couve-flor e queijo creme

Salmão fumado com quinoa, couve-flor e queijo-creme

Para um almoço mais requintado, sugerimos esta receita simples, enriquecida com salmão. Fonte de ácidos gordos polinsaturados do tipo ómega 3(um tipo de gordura que ajuda a proteger o sistema cardiovascular), o salmão é um tipo de peixe muito saboroso e apreciado por quase todos os apetites.

Uma receita para surpreender os convidados

4 – Wrap de frango com quinoa e couve-flor

Receita de wrap de frango com quinoa e couve-flor

Esta sugestão é ideal para levar para o escritório, agora que começamos a regressar às nossas antigas rotinas. Fácil e rápida de preparar, é uma excelente opção, que lhe permite gerir melhor o seu tempo, sem stress e ansiedade. Temos a certeza que vai gostar.

A Receita ideal para uma refeição rápida e fácil de preparar

5- Salada de quinoa e agrião com salmão

A salada pode ser uma boa opção para uma refeição leve e nutritiva. Esta sugestão, além dos nutrientes presentes na quinoa e no salmão, inclui os do agrião, rico em vitaminas A, C e K, que contribuem para a saúde da visão e para o normal funcionamento do sistema imunitário. Equilibrada, colorida e apetitosa, faz um brilharete em qualquer mesa.

Uma receita rápida de preparar e cheia de sabor

Benefícios da Quinoa

  • Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue
  • Melhora o funcionamento do intestino
  • Contribui para o bom funcionamento dos sistemas imunitário e cardiovascular
  • Ajuda no controlo do apetite
  • Pode fazer parte de uma dieta de perda de peso

Autor

À Roda da Alimentação