Vencedores ‘Neste Natal Mantenha o Equilíbrio’

Por À Roda da Alimentação

Entre as muitas participações que recebemos, o júri já elegeu os três vencedores. As respostas mais originais pertencem a…

Em primeiro lugar, obrigado a todos os que participaram neste passatempo natalício e partilharam connosco os seus úteis segredos para conseguirem um Natal mais equilibrado à mesa.

Os nossos jurados avaliaram todas as respostas cuidadosamente. E as três mais criativas pertencem à Vivian, à Marta e ao Arlindo.

Muitos parabéns aos três!

Para a Vivian, o Natal sempre foi uma das épocas favoritas do ano. E embora durante grande parte da vida tenha tido um Natal tradicional à mesa, desde que se mudou para Portugal criou a sua própria tradição “de uma maneira mais equilibrada, sem deixar nada a desejar”.

“Para a ceia, escolhemos o campeão bacalhau! Não é algo que normalmente comamos no Natal, no Brasil, mas rendi-me a esta maravilha, que meto no forno com azeite, alecrim, batatas a murro, cebola, alho, azeitonas e tomates. Acho importante optar sempre por ingredientes naturais. Uma alimentação com comida de verdade!”, conta a participante, lembrando que, nesta altura, o mais importante é “apreciar o momento, a comida e a companhia”.

Parabéns pela ‘coragem’ de mudar de hábitos alimentares!

Autora de outra das respostas vencedoras, a Marta também considera que para ter um Natal com equilíbrio, a família é o ingrediente principal. A sua participação neste passatempo destacou-se bastante pela originalidade, visto que nos foi enviada em quadras, das quais vos deixamos algumas estrofes.

“Vou cortar no açúcar e fritura
E mão leve para o sal
Mas no sabor vou caprichar
Ninguém fica a passar mal.

Adoçados com tâmaras
O truque é amassar à mão
Os doces tradicionais vão ao forno
Em vez da fritura do fogão.

Uma mousse de chocolate
Com abacate ‘a enganar’
Com grãos de romã no topo
Vai deixar os olhos a brilhar.

E por fim regamos tudo
Com muito amor e união
Natal é família e amigos
E a saúde faz-nos reinventar a tradição.”

Reinventar a tradição, tornando-a mais saudável e sustentável, é uma das nossas missões. Parabéns também por isso!

Por fim, o terceiro contemplado, o Arlindo , contou-nos que lá por casa se tenta “ao máximo que a mesa reflita a árvore de natal!”. Ou seja, “que a base seja de muitos tons verdes e que depois venham as cores, quanto mais variadas forem, melhor. O bom gosto fica na moderação e encanto da diversidade que criamos em cada prato”.

Diversidade à mesa e com muitos verdes é um dos nossos princípios. Parabéns!

Os vencedores vão receber 200 euros em Cartão Continente, 1 cabaz Continente Seleção e 10 produtos para casa da Home Story.

Bom Natal para todos! Com moderação, sabor e, sobretudo, muita saúde à mesa.

Autor

À Roda da Alimentação