O que comemos influencia diretamente a nossa saúde oral. Saiba que alimentos fazem bem aos dentes e quais devemos evitar.
Dentes e gengivas saudáveis
De acordo com a Direção Geral da Saúde, certos alimentos contribuem para dentes e gengivas saudáveis. É o caso do leite e derivados, fruta e hortícolas. Alguns vegetais, como a cenoura, alface ou tomate, são ricos em água, fibra e minerais e, como demoram tempo a mastigar, quando ingeridos crus, obrigam o organismo a produzir mais saliva. Este processo ajuda a limpar os dentes, a prevenir a proliferação de bactérias na boca e a manter os dentes saudáveis.
Alimentos bons para os dentes
A fruta, sobretudo quando comida com casca, como a pera ou a maçã, produz o mesmo efeito. Bem lavada e fresca, é especialmente nutritiva e ótima fonte de vitaminas e minerais. Por sua vez, os laticínios – leite, queijo e iogurtes, com pouca gordura e não açucarados -, por serem ricos em cálcio e fósforo ajudam a prevenir as cáries dentárias.
As gorduras do azeite e os alimentos com proteína, como o peixe, a carne e as leguminosas (grão, feijão, lentilhas, etc.), também se incluem na dieta que ajuda a proteger os dentes e as gengivas de várias doenças.
Alimentos prejudiciais para os dentes
Assim como há alimentos com benefícios para os dentes, outros podem ser bastante prejudiciais. É o caso dos que contém açúcar. Isto porque as bactérias que temos na boca transformam o açúcar em ácidos que destroem o esmalte dos dentes.
E convém recordar que certos produtos, embora não pareçam doces, têm açúcar na sua composição. Por isso, é importante estar atento aos rótulos e identificar os seguintes componentes: sacarose, glicose, dextrose, frutose, maltose, mel, maltodextrina, entre outros.
Os alimentos com farinhas muito refinadas (bolos bolachas, batatas fritas, folhados, etc.) também podem contribuir para o aparecimento de cáries. Alguns têm mesmo açúcar e outros transformam-se em açúcar na boca. Além disso, como existe a probabilidade de ficarem presos aos dentes, podem causar maiores males.
Por fim, alguns sumos e os refrigerantes também ameaçam a saúde oral. Além de, por norma, terem muito açúcar, incluem ainda ácidos que prejudicam os dentes. O ideal é ingerir estes alimentos excecionalmente e, quando o fazemos, lavar os dentes logo de seguida.
De resto, já sabe, a receita básica para manter a saúde oral é lavar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, durante 2 a 3 minutos, com uma pasta dentífrica com flúor!
Alimentos bons para os dentes
- Lacticínios
- Fruta
- Hortícolas
Alimentos prejudiciais para os dentes
- Alimentos com açúcar
- Alimentos com farinhas refinadas
- Sumos e refrigerantes
Fonte: DGS, Saúde Oral e Alimentação.
Autor
À Roda da Alimentação