Alimentos que contribuem para uma boa saúde oral

Por À Roda da Alimentação

O que comemos influencia diretamente a nossa saúde oral. Saiba que alimentos fazem bem aos dentes e quais devemos evitar.

Dentes e gengivas saudáveis

De acordo com a Direção Geral da Saúde, certos alimentos contribuem para dentes e gengivas saudáveis. É o caso do leite e derivados, fruta e hortícolas. Alguns , como a cenoura, alface ou , são ricos em água, fibra e minerais e, como demoram tempo a mastigar, quando ingeridos crus, obrigam o organismo a produzir mais saliva. Este processo ajuda a limpar os dentes, a prevenir a proliferação de bactérias na boca e a manter os dentes saudáveis.

Alimentos bons para os dentes

A fruta, sobretudo quando comida com casca, como a pera ou a maçã, produz o mesmo efeito. Bem lavada e fresca, é especialmente nutritiva e ótima fonte de vitaminas e minerais. Por sua vez, os – leite, e iogurtes, com pouca gordura e não açucarados -, por serem ricos em cálcio e fósforo ajudam a prevenir as cáries dentárias.

As gorduras do azeite e os alimentos com proteína, como o peixe, a e as (grão, feijão, lentilhas, etc.), também se incluem na dieta que ajuda a proteger os dentes e as gengivas de várias doenças.

Alimentos prejudiciais para os dentes

Assim como há alimentos com benefícios para os dentes, outros podem ser bastante prejudiciais. É o caso dos que contém açúcar. Isto porque as bactérias que temos na boca transformam o açúcar em ácidos que destroem o esmalte dos dentes.

Açúcar na dose certa

E convém recordar que certos produtos, embora não pareçam doces, têm açúcar na sua composição. Por isso, é importante estar atento aos rótulos e identificar os seguintes componentes: sacarose, glicose, dextrose, frutose, maltose, mel, maltodextrina, entre outros.

Os alimentos com farinhas muito refinadas (bolos bolachas, fritas, folhados, etc.) também podem contribuir para o aparecimento de cáries. Alguns têm mesmo açúcar e outros transformam-se em açúcar na boca. Além disso, como existe a probabilidade de ficarem presos aos dentes, podem causar maiores males.

Por fim, alguns sumos e os refrigerantes também ameaçam a saúde oral. Além de, por norma, terem muito açúcar, incluem ainda ácidos que prejudicam os dentes. O ideal é ingerir estes alimentos excecionalmente e, quando o fazemos, lavar os dentes logo de seguida.

De resto, já sabe, a receita básica para manter a saúde oral é lavar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, durante 2 a 3 minutos, com uma pasta dentífrica com flúor!

Alimentos bons para os dentes

Alimentos prejudiciais para os dentes

  • Alimentos com açúcar
  • Alimentos com farinhas refinadas
  • Sumos e refrigerantes

Fonte: DGS, Saúde Oral e Alimentação.

Autor

À Roda da Alimentação