Receitas de sobremesas saudáveis

Por À Roda da Alimentação

Há sobremesas mais saudáveis e equilibradas que nem por isso deixam de ser menos saborosas. Têm menos gordura, menos açúcar adicionado e um valor calórico que pode ser mais baixo.

As sobremesas que hoje propomos são uma oportunidade para experimentar outros ingredientes nutritivamente mais interessantes e menos comuns na doçaria. Não vai ser fácil escolher uma das três propostas: de iogurte e limão, Tarte de manga e maracujá e saudável. Qual delas vai querer fazer primeiro?

Receitas de sobremesas saudáveis

Bolo de iogurte e limão

O bolo de iogurte e limão pode ser servido como lanche ou como . Faz parte daquelas receitas deliciosas que toda a gente vai adorar e que se enquadram nos «doces saudáveis» por ser feito com iogurte magro, farinhas não refinadas e xarope de agave em substituição do açúcar branco refinado.

A base desta receita é iogurte natural magro (Continente Equilíbrio), uma excelente fonte de cálcio e de proteína. Nunca é demais lembrar que devíamos incluir um iogurte na nossa alimentação para suprir cerca de 20% da dose diária de cálcio recomendada.

Além dos benefícios para a saúde intestinal, devido às bactérias que contém, o cálcio é indispensável para a saúde óssea, um tema que entre nós devia suscitar mais preocupação, uma vez que está ligado a uma doença que surge com pezinhos de lã, a osteoporose, responsável por um grande número de mortes entre os mais – especialmente quando as fraturas decorrem na zona do colo do fémur, obrigando o doente a estar muito tempo deitado, com internamentos prolongados que trazem sequelas respiratórias ou bacterianas.

Além do iogurte, o outro ingrediente de base neste bolo é a farinha, não apenas de uma variedade, mas sim de três: farinha de linhaça amarela, farinha de aveia integral (ambas existentes na linha ), e ainda farinha de amêndoa. Estas três opções são mais recomendáveis do que a farinha refinada e substituem-na na perfeição.

Tarte de manga e maracujá

A Inês Simas é a autora desta receita deliciosa que tira proveito dos sabores tropicais e permite terminar em grande qualquer refeição. É feita com flocos de aveia integral, tufado, sementes de sésamo, de girassol e de , sendo adoçada com xarope de tâmaras, em vez de açúcar refinado.

O restante sabor doce desta tarte provém do próprio açúcar das frutas utilizadas – 12 tâmaras medjool, 1 manga madura e 5 maracujás. E uma sobremesa completamente diferente e original, com tudo para maravilhar convidados e deixá-los muito surpreendidos a chorar por mais.

Receitas de sobremesas saudáveis

Bolo de chocolate saudável

Quem é que resiste a uma fatia de bolo de chocolate? Quase ninguém. E se a receita for mais equilibrada/saudável, com maior quantidade de nutrientes e , mais uma razão para os adeptos da alimentação equilibrada verem nesta sobremesa algo de completamente irresistível.

Este bolo de chocolate distingue-se dos outros, antes de mais, pelo tipo de ingredientes que leva, mas também por ser bastante excêntrico: também leva tâmaras (como na receita anterior), frutos secos, frutos vermelhos (para decorar), framboesas congeladas, e, claro, o indispensável chocolate, desde que tenha pelo menos 70% de .

Alguns dos alimentos são bastante triturados, o que dá à receita uma consistência diferente, e o preparado serve-se numa tarteira, portanto, mais do que um bolo temos aqui uma tarte que não fica a dever nada aos tradicionais bolos de chocolate. Será sempre uma estrela me qualquer festa de anos.

Bom apetite!

Autor

À Roda da Alimentação