O que é tofu?

Por À Roda da Alimentação

Saiba o que é , como cozinhar e que benefícios oferece ao organismo este alimento altamente nutritivo de origem vegetal.

O tofu é um alimento de origem vegetal feito a partir de bebida de soja fervida e coada, que se apresenta numa forma semelhante ao queijo.

Muito comum na culinária asiática, tem um sabor neutro, o que faz com que seja muito versátil na cozinha, uma tonalidade branca ou bege, e é vendido em blocos na sua versão simples.

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O tofu é um ótimo alimento para quem segue uma dieta vegetariana. Uma dieta que inclui alimentos de origem vegetal ajuda a diminuir o risco de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, porque reduz o mau (LDL) e, por inerência, o risco de aterosclerose e de pressão arterial elevada.

Quais são os principais benefícios do tofu?

Para quem segue uma dieta vegetariana ou vegana, a soja, nas suas várias formas, dentro das quais se inclui o tofu, é um complemento muito útil, fazendo as vezes da , pescado ou ovos.

  • O tofu pode atender às necessidades de proteína tão eficazmente quanto a proteína animal, e pode ainda ser fonte do ácido gordo ómega-3 ALA (mas não de EPA e DHA).
  • Apresenta quantidades significativas de ferro, sendo que, tal como outras fontes deste mineral, a sua absorção pode ser limitada. Mas note-se: a vitamina C pode ajudar a melhorar a absorção de ferro pelo que é de interesse incluir nestas refeições boas fontes deste micronutriente, como os citrinos e os vegetais de folha verde escura.
  • Acredita-se que alguns compostos da soja, os chamados fitoquímicos, tenham um efeito protetor contra doenças cardiovasculares, e alguns tipos de cancro.
  • O tofu é, ainda, um bom fornecedor de fósforo e magnésio e apresentas uma boa composição em zinco

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Como cozinhar tofu?

Caracterizado pelo sabor neutro, o tofu absorve os sabores que lhe adicionarmos e pode ser usado de diversas formas: em saladas, , molhos ou preparações grelhadas, assadas ou estufados.

O tofu encontra-se disponível no mercado na sua versão simples, com vários tipos de consistência – da mais firme à mais suave, ou incorporado em preparados em formato de hambúrgueres, salsichas, etc.

Quanto mais firme for a sua textura, melhor será para grelhar ou assar. Quanto mais suave, melhor servirá para saladas, sopas ou estufados. Se o comprar ao natural, é importante sujeitá-lo a uma marinada antes de o cozinhar.

Técnicas e dicas de cozinha

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À Roda da Alimentação