‘Até’ e ‘Antes de’: descubra as diferenças!

Todos sabemos que os alimentos têm um prazo de validade determinado. Mas há mais do que uma data e não são todas iguais. Eu explico o que aprendi.

O tempo de vida dos alimentos depende um conjunto de fatores: da sua própria natureza à forma como foram tratados e conservados. E como nem todos dão sinal, através de cheiro ou cor, de que estão impróprios para consumo, são identificados com um termo de validade na embalagem. Contudo, como me explicou a equipa do Continente, nem todos os prazos significam o mesmo e é importante saber distingui-los.

A verdade é que todos conhecemos as indicações ‘consumir até’ e ‘consumir de preferência antes de’, mas nem todos sabemos exatamente o que querem dizer. E essa informação pode fazer toda a diferença na poupança e no combate ao desperdício alimentar (não perca a edição de março da ‘Continente Magazine’, para a qual escrevi um artigo só sobre este tema).

Então, vamos lá interpretar os rótulos. Segundo a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), ‘Consumir de preferência antes de’ refere-se à data até à qual aquele alimento conserva todas as suas propriedades. Ou seja, o produto pode na mesma ser consumido depois desse dia, desde que se respeitem as regras de conservação recomendadas na embalagem (guardar devidamente os frescos, manter os secos em locais sem humidade, etc.).

Por sua vez, a indicação ‘Consumir até’ diz respeito à data após a qual o alimento já não deve ser consumido de todo. É o prazo a partir do qual já não é possível garantir que os géneros alimentícios (em termos microbiológicos) estejam em condições de consumo seguro. Por norma, esta designação surge associada a produtos mais perecíveis, como carne embalada e laticínios.

Segundo dados da União Europeia, apenas 47% das pessoas sabe o significado de ‘consumir de preferência antes de’, e só 40% o que quer dizer ‘consumir até’

Segundo dados da União Europeia, apenas 47% das pessoas sabe o significado de ‘consumir de preferência antes de’, e só 40% o que quer dizer ‘consumir até’

E já que falamos de indicações, há ainda outra etiqueta que convém reconhecer. É a que assinala uma promoção por ‘aproximação do fim do prazo de validade’. Estes preços reduzidos resultam de uma estratégia comercial usada pelas superfícies comerciais para combater o desperdício da qual sou grande apologista. Mas lembre-se: antes de comprar estes produtos, é importante avaliar se os vai mesmo consumir no curto prazo apresentado.

 

Ficou com dúvidas sobre este tema? Partilhe abaixo.

Temos uma equipa que lhe responde sempre.

TODOS OS PRODUTOS BIOLÓGICOS À MÃO DE SEMEAR

Your Content Goes Here

Your Content Goes Here

Your Content Goes Here

Adicionar comentário

Não perca pitada
das nossas novidades