Copo de água

A água sempre foi a minha bebida de eleição. É um dos hábitos que herdei da Escola de Dança do Conservatório Nacional e uma das minhas dicas de ouro para manter a forma. E não só…

O consumo regular de água atenua e evita muitos problemas de saúde. Aprendi recentemente que a água fortalece o sistema imunitário, limpa o organismo (elimina toxinas) e ajuda todos os órgãos do corpo a fazerem melhor o seu trabalho.

Eu faço questão de beber muita água ao longo do dia, muitas vezes até lhe junto chá de diferentes sabores, mas confesso que não sou daquelas pessoas que mede o que bebe. Normalmente, recomenda-se que se ingira entre 1,5 e 2 litros (6 a 8 copos) por dia mas, pelo que pude investigar, a verdade é que a necessidade de água varia bastante de pessoa para pessoa, em função do seu peso, do seu estilo de vida…

Um adulto que pratica desporto, por exemplo, precisa de muito mais hidratação do que alguém que não o faça. Feitas as contas, é tudo uma questão de equilíbrio e, neste caso, menos nunca é mais.

Gaspacho de pepino e menta

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TUDO O QUE PRECISA SABER SOBRE ESTE FRESCO ESTÁ EM

Se pensarmos bem, não existem muitas desculpas para não bebermos mais água. Nós, portugueses, temos muita sorte, por inúmeros motivos. E este é mais um: a nossa água da torneira tem muita qualidade e é considerada uma das melhores da Europa!

Agua Limao
catarina furtado

10 alimentos com muita água

  • 1. Melancia

  • 2. Melão

  • 3. Abacaxi

  • 4. Maçã

  • 5. Tomate

  • 6. Curgete

  • 7. Cenoura

  • 8. Alface

  • 9. Pepino

  • 10. Nabo

dicas

A água é um bem essencial à vida e representa entre 60 a 70% do nosso organismo.

A água é um bem essencial à vida e representa entre 60 a 70% do nosso organismo.

Mesmo assim, por conforto, também costumo beber bastante água engarrafada. Anda sempre comigo numa garrafa própria de metal. É muito mais prático sempre que estou a trabalhar e evita o calor do carro, quando ando a correr de um lado para o outro. Por tudo isto cada vez presto mais atenção à sua composição. É que hoje em dia já há opções de água para todos os gostos. Há quem as prefira minerais naturais e há quem goste mais das de nascente. A diferença está nos nutrientes, só temos de aprender a decifrar os rótulos.

Sei que é um clichê, mas é daqueles que merecem ser lembrados com frequência: somos maioritariamente constituídos por água e, teoricamente, sem ela não sobreviveríamos mais do que 72 horas. Eu acho que não resistiria um dia.

Tem dúvidas sobre este tema? Gostava de fazer uma pergunta? Partilhe abaixo. Temos uma equipa preparada para lhe responder.

Dicas para dar + água à sua vida

  • Faça da água o seu primeiro hábito matinal e beba um copo logo ao acordar.

  • Leve uma garrafa de água para o trabalho e mantenha-a à vista, para que se lembre de beber.

  • Aborrece-se com a ausência de sabor? Aromatize a água com fruta ou chá (evite adicionar açúcar).

  • Se não resiste a um refrigerante, experimente substituí-lo por água com gás.

  • Estabeleça objetivos pessoais do género ‘antes do almoço tenho de beber 3 ou 4 copos de água’ ou ‘até ao final do dia tenho de acabar esta garrafa’.

dicas
a roda da alimentação

O que é o PH?

A sigla pH é a abreviação de ‘potencial de hidrogénio’. É a medida da acidez ou alcalinidade das substâncias, que é determinada pela concentração de iões de Hidrogénio (H+).

Quanto menor o pH de uma substância, maior é a concentração de iões de Hidrogénio (H+) e menor a concentração de iões hidróxido extra (OH). Os valores de pH variam de 0 a 14, sendo que 7 é neutro. Os valores abaixo de 7 são considerados ácidos e os valores acima alcalinos.

perguntas e dicas

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Comentários7

  1. Antónia Correia 13/12/19 10:01 | 23.11.2018 1:52 PM

    Embora já soubesse algumas coisas gostei da informação. Obrigada

    Responder
  2. OLIVIA MOREIRA 13/12/19 10:01 | 23.11.2018 6:09 PM

    Eu também bebo 1,5 de água di´riamente, além de 2 chavenas de chá.

    Responder
    1. Especialista Continente
      Especialista Continente 13/12/19 10:01 | 07.12.2018 7:49 PM

      Olivia Moreira, está de parabéns! Mas não se esqueça que os chás e as infusões devem ser sem adição de açúcar.

      Responder
  3. Maria 13/12/19 10:01 | 24.11.2018 10:44 AM

    Gostei muito das dicas obg

    Responder
  4. Eva Moreira 13/12/19 10:01 | 30.11.2018 12:40 PM

    Agora no inverno é mais difícil… tenho de apostar mais nos chás

    Responder
    1. Especialista Continente
      Especialista Continente 13/12/19 10:01 | 07.12.2018 7:46 PM

      Olá Eva Moreira! Faz muito bem. Os chás e infusões, sem adição de açúcar, bem como as sopas de legumes, são ótimas opções para nos hidratar e manter quentes nos dias frios de inverno.

      Responder
  5. Catarina Furtado
    Catarina Furtado 13/12/19 10:01 | 07.12.2018 7:43 PM

    Olá a todas! Muito obrigada pelo vosso apoio. Espero que continuem a acompanhar os meus artigos e estes vos sejam úteis. Em breve terei novidades. Até lá, cuidem da vossa saúde À Roda da Alimentação. ❤

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