Carnes brancas ou carnes vermelhas? Ambas, na quantidade certa

Não sou eu que o digo, são os especialistas: seja qual for a opinião sobre o consumo de carnes vermelhas ou carnes brancas, é um facto que elas fazem bem à saúde. Como em tudo, é uma questão de moderação. 

Segundo a nutricionista Teresa Herédia, que passou pelo meu programa À Roda da Alimentação, emitido sábado, na RTP1, a carne não só pode, como deve fazer parte da nossa alimentação, desde que de forma moderada.

Consumida há milhares de anos, a carne é um alimento com vários benefícios para a saúde. Possui proteína de elevado valor biológico, vitaminas do complexo B (especialmente B12, presente apenas em alimentos de origem animal), e é rica em minerais, como selénio, zinco e ferro heme, um tipo mais rapidamente absorvido pelo organismo do que o ferro não-heme presente nos alimentos de origem vegetal.

Sendo certo que o mais importante em qualquer regime alimentar é variar e não exagerar, idealmente, devemos consumir carne entre duas a três vezes por semana, de preferência grelhada, estufada ou assada (os tipos de confecção que envolvem menos gordura).

E para quem quer evitar a gordura a todo o custo, Teresa Herédia lembrou que as carnes brancas (frango, peru, coelho, etc.) diferem das vermelhas (bovino, porco, etc.) por, de forma geral, serem mais magras, o que também depende do corte.

Sobre as carnes embaladas, esclareceu que não são diferentes das do talho e que basta estar atento aos rótulos para verificar as quantidades de sal e gorduras adicionadas, caso sejam temperadas.

Se quiser saber mais sobre os benefícios da carne, assista ao programa deste fim de semana, online, no site da RTP1.

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Comentários7

  1. FLP 09/07/20 00:45 | 05.11.2019 4:25 PM

    AS carnes fazem muito mal a saude. O vegano/vegetariano é MELHOR de sempre… ABAIXO CARNES

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  2. Paula Castanheira 09/07/20 00:45 | 12.11.2019 11:21 AM

    Estamos sempre a aprender… mas apesar de não ter cortado a carne da minha alimentação, tenho vindo a reduzir muito. Duas a três vezes por semana é suficiente.

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    1. Catarina Furtado
      Catarina Furtado 09/07/20 00:45 | 13.11.2019 5:29 PM

      E faz muito bem, Paula. Mas lembre-se que a proteína animal deve fazer parte da nossa alimentação diária sempre na quantidade certa.

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  3. Fernando Oliveira 09/07/20 00:45 | 23.11.2019 10:56 PM

    E a qualidade ?
    E a alimentação e crescimento induzido à base de compostos químicos com hormonas sintéticas ?

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