Atividade física e a qualidade do sono

Com Lia Bahut

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Apesar de conhecida a importância de uma noite bem dormida para a manutenção de uma vida saudável, este aspeto nem sempre é tido em consideração. Esta semana, com a ajuda da Solinca, vamos conhecer quais as consequências da atividade física sobre a .

Quando a questão reside nos hábitos de vida saudáveis, não são apenas mencionados a boa alimentação ou os níveis de atividade física. Para que seja possível ter um bom desempenho em todo o seu raio de ação (tanto a nível físico como cognitivo), é importante tirar o máximo partido de uma boa noite de descanso.

Embora muitas vezes se negligencie esta parte, uma noite bem dormida deveria ser prioritário para quem ambiciona manter uma saúde física e mental exemplar. Noites mal dormidas, além de reduzirem a concentração e a produtividade, contribuem para uma maior instabilidade emocional, estados depressivos, irritabilidade e aumentam a probabilidade de cometer erros ou tomar más decisões.

Contudo, hoje em dia, graças a diversos fatores a que as populações estão sujeitas (contexto socioeconómico, stress, rotina, etc.), tem-se verificado que a qualidade do sono tem vindo a diminuir havendo uma crescente procura de ajuda com vista a contornar esta questão (medicina e outras terapias alternativas).

Consequências da atividade física sobre a qualidade do sono:

1. Pessoas ativas, não só adormecem mais rápido como dormem melhor e conseguem ver a sensação de cansaço reduzida no dia seguinte.

2. O sono de um “atleta” é mais relaxante e profundo, acordando poucas ou nenhumas vezes durante a noite. Os níveis de sonolência durante o dia são substancialmente inferiores. Quando relatamos um sedentário, todos os campos mencionados são prejudicados e o sono mais atribulado.

3. Apesar do número total de horas dormidas (7 horas, em média) poder ser idêntico, quer em pessoas sedentárias quer em pessoas fisicamente ativas, a qualidade do sono das pessoas fisicamente ativas é substancialmente superior à qualidade do sono das pessoas sedentárias (havendo maior incidência de insónia e apneia de sono, justificando uma maior utilização de fármacos).

Veja também o nosso artigo sobre a importância da alimentação e atividade física

A atividade física no combate das insónias

O reconhecimento da efetividade da atividade física no combate das insónias já é sabido. São libertadas endorfinas que ajudam a relaxar e a diminuir a ansiedade (uma das principais causas de insónia) permitindo que a pessoa consiga “desligar-se” de forma gradual. Portanto, se nos “mexermos”, dormimos melhor!

No entanto, se dorme mal e procura encontrar na atividade física uma “cura saudável” para as noites mal dormidas, é importante seguir algumas recomendações:

1. Caso se trate de uma pessoa sedentária, a intensidade dos exercícios deverá ser ajustada em função da condição física individual.

2. Alguns autores defendem que atividades físicas intensas devem ser evitadas, principalmente, ao fim do dia dado que são despertados mecanismos de produção de hormonas que estimulam o sistema nervoso aumentando o estado de alerta, atribulando o adormecer.

3. Outros autores, seguindo novas linhas orientadoras, vieram reforçar que, mediante a experiência e condição física da pessoa, atividades físicas intensas podem e devem constar do “cardápio” de treino.

Os benefícios são mútuos. Se praticar exercício ajuda a melhorar a qualidade do sono também dormir bem ajuda a melhorar o rendimento físico. Os níveis de energia mantêm-se estáveis ao longo do dia permitindo que os níveis de motivação não sejam prejudicados.

É também durante o sono que é produzida a hormona de crescimento, fundamental para desenvolver e tonificar os músculos, evitar acumulações de gordura e combater patologias como osteoporose. Por outro lado, regenera-se o cérebro e o metabolismo como se fosse feita uma “limpeza” das toxinas geradas pelas atividades extenuantes realizadas durante o dia.

Por isso, as nossas recomendações são: mantenha-se ativo! Mantenha-se saudável!

Este artigo teve a colaboração da SOLINCA

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Autor

Lia Bahut