Como e quando tomar whey protein

Com À Roda da Alimentação

Descubra como e quando tomar whey protein, o que é esta proteína e quais os seus principais benefícios.

A proteína é um macronutriente essencial para o funcionamento saudável do organismo presente em diversos alimentos, como na , , , ovos e lacticínios, e em algumas sementes e frutos oleaginosos.

A par destes alimentos ricos em proteína, os suplementos proteicos são muito procurados por desportistas profissionais, por entusiastas de fitness e por quem deseja ter uma dieta saudável com mais energia.

Descubra como e quando tomar whey protein, o que é esta proteína e quais os seus benefícios.

Whey protein: o que é

Whey protein é uma proteína derivada do soro de . É um suplemento muito utilizado com o objetivo de aumentar a ingestão proteica diária, aumentar a e consequentemente também promover o desempenho físico

No entanto, não são apenas os atletas que recorrem e beneficiam de suplementação proteica. Muitas pessoas que procuram uma alimentação mais completa ou que têm como objetivo controlar o seu peso aproveitam a sensação de saciedade obtida pelo consumo de whey protein.

Whey protein: benefícios

Uma dieta saudável e variada e a prática de regular, aliadas à proteína whey protein pode ter alguns benefícios nomeadamente:

  • Aumento da massa muscular;
  • Aumento da força e do rendimento durante o treino;
  • Apoio na recuperação muscular ;
  • Maior sensação de saciedade (controlo do apetite)

Se tem um estilo de vida agitado, com dias em que a alimentação equilibrada é comprometida devido à falta de tempo, e não existe um consumo energético-proteico adequado às suas necessidades, a toma deste suplemento pode fazer sentido.

Whey concentrado ou isolado?

A proteína whey encontra-se disponível em forma concentrada ou isolada. A escolha entre estas opções depende dos objetivos pessoais, do orçamento e das necessidades alimentares de cada pessoa.

Whey isolado

Esta proteína é submetida a um processo de filtração adicional para remover a maior parte das e e, assim, obter um produto com um teor de proteína ainda mais elevado.

Por ter uma elevada concentração de proteína, o whey protein isolado é uma escolha muito popular entre quem procura ter uma dieta rica na ingestão deste macronutriente e baixa em calorias. Este tipo de whey responde à procura de proteína em pó sem ou gorduras associadas, sendo uma opção a considerar em casos de intolerância à lactose ou dietas restritivas.  

Whey concentrado

Whey concentrado é o resultado do processo de filtração da proteína. Varia na quantidade de gordura e hidratos de carbono na sua composição, geralmente até aos 30%.  

Como e quando tomar whey protein?

O que comer depois do treino é uma dúvida muito frequente. Geralmente, recomenda-se consumir whey protein logo após o treino, momento em que os músculos estão mais receptivos aos nutrientes, facilitando a recuperação e o crescimento muscular.

Contudo, também pode ser consumido antes do treino, ou até mesmo ao longo do dia, para atingir as doses diárias recomendadas para a ingestão de proteína, especialmente quando faz refeições com baixo teor proteico.

No entanto, é importante recordar que embora o consumo de whey protein tenha benefícios significativos para a saúde e para o desempenho desportivo, não deve servir como substituto de uma refeição ou de uma dieta equilibrada e adaptada às necessidades individuais.

Autor

À Roda da Alimentação