Plano de treinos em casa: comece agora!

Por À Roda da Alimentação

Se ainda não aderiu à tendência do home workout, hoje damos-lhe um bom argumento. Aproveite este plano de do Soulfit e tire mais partido do seu tempo em casa durante o novo confinamento.

Uma das notícias positivas, neste momento repleto de desafios, é que a prática de em casa, seguindo vídeos em streaming ou através de videochamadas, cresceu bastante.

Em resposta às limitações de mobilidade, muitas pessoas que antes nem sequer treinavam estão agora rendidas aos benefícios do desporto e os que já tinham essa rotina, aumentaram a intensidade.

Essencial para manter a forma nesta fase de maior sedentarismo, a prática regular de exercício é também uma poderosa ferramenta para reforçar a saúde mental, tão ameaçada nas atuais circunstâncias de .

Além de nos manter ativos, com os músculos tonificados e o organismo mais resistente a doenças, o desporto promove o e a sensação de e é, por estes dias, provavelmente, uma das melhores formas de passar o tempo.

Para que se ponha a mexer, pedimos a colaboração de dois treinadores do Soulfit, projeto que realiza sessões de treino ao ar livre e online.

Soulfit nasceu em 2014, a partir de uma parceria de dois jovens treinadores com a secção de rugby da AAC (Associação Académica de Coimbra). A ideia era simples: enquanto os jovens atletas treinavam, as suas mães e pais exercitavam o corpo e faziam um treino enquanto aguardavam pelos filhos.

A adesão e aceitação começou a ser cada vez maior, mostrando que, com imaginação e criatividade, é possível manter-nos fisicamente ativos.

O À Roda da Alimentação aderiu à ideia e apresenta-lhe, agora, um esquema de exercícios específico para fazer em casa.

Sem exigências logísticas, só precisa de vontade! Bora treinar?

Plano de treino em casa

Com Sérgio Franco e Leandro Fonseca

Exercícios de aquecimento
(3 séries)

20 saltos de tesoura (jumping jacks)

20 murros alternados

20 afundos (lunges) alternados

Descanso e hidratação entre séries: entre 1 a 2 minutos

Nota: Apesar do tempo indicado, descanse o tempo que achar adequado de série para série. Se quiser dificultar, pode ainda utilizar 2 pacotes de ou algo até 1 kg para fazerem os murros.

Parte Fundamental
(3 séries)

Agachamento estático numa parede (20 segundos)

20 afundos numa cadeira (Dips)

Prancha abdominal estática
(20 segundos)

Descanso e hidratação entre séries: entre 1 a 2 minutos

Nota: Apesar do tempo indicado, descanse o tempo que achar adequado de série para série. Se quiser dificultar, podem aumentar 10 segundos / 10 repetições de série para série.

Bom treino!

Autor

À Roda da Alimentação