O treino full-body da Raquel Antunes

Por À Roda da Alimentação

Pedimos à personal trainer Raquel Antunes para partilhar connosco um dos seus treinos. A proposta e é um treino full body, um conjunto de seis exercícios, com a duração de 10 minutos, que pode fazer em casa ou ao ar livre.

Raquel Antunes tem 33 anos e é personal trainer. O seu trabalho é uma inspiração para muitos alunos fazerem mais exercício, não apenas no seu estúdio, Muscle Up Studio, mas também em casa, a partir das redes sociais, onde partilha muitos dos seus treinos. Raquel assume que não seria uma excelente profissional se não tivesse estudado tanto e persistido no exercício durante anos de treino fio.

Alimentação equilibrada e as escolhas de Raquel Antunes

A alimentação tem também para Raquel Antunes um papel fundamental: faz seis refeições por dia, prefere ovos (sobretudo ao pequeno-almoço e ao lanche), carne branca, salmão, dourada, atum; batata-doce, arroz basmati e papas de bebida vegetal, trigo sarraceno ou granola; bananas e abacaxi; bem como cenoura e feijão verde.

O exercício tem inúmeros benefícios para a sua saúde física, sobretudo o aumento da massa muscular, a perda de massa gorda e até recuperação pós-parto, objetivos do treino full-body. No entanto, a saúde psicológica tem também muito a ganhar com isso, caso contrário não teria conseguido determinação, confiança, persistência e um certo grau de obstinação no seu melhor sentido para que não treinar nunca seja uma opção.

Treino em casa full-body ou ao ar livre

A grande paixão de Raquel é a musculação e por isso apresenta-nos o treino full body, um conjunto de seis exercícios, com a duração de 10 minutos, feitos apenas com a ajuda de uma cadeira ou de pesos para braços, já que as máquinas estão completamente deixadas de parte. A cada 30 segundos de exercício seguem-se 10 segundos de descanso, com duas ou três séries (a até mais, se a condição física o permitir). O tempo de recuperação entre as séries deverá ser de 30 segundos para um treino mais intenso ou de 1 a 2 minutos para manter um ritmo mais moderado. O treino é apto para praticantes de exercício físico de nível intermédio e avançado e composto por exercícios de agachamentos, flexões, pranchas, ponte e joelhos ao peito, sendo muito eficaz. Raquel Antunes deixa alguns conselhos para quem está a começar: fugir daqueles que passam uma imagem perfeita nas redes sociais, acompanhar pessoas reais que têm os mesmos objetivos, marcar uma hora na agenda para treinar e encontrar uma companhia de treino.

Bons treinos!

Agachamentos c/Kick

Walking Hand Plank

Reverse Lunges Alternados

Flexões + Rotação

Agachamentos Laterais

Bear Plank to Plank

Autor

À Roda da Alimentação