Os cereais são uma fonte de energia indispensável. Cada vez mais procurados, existem em várias formas e feitios, e não são todos os iguais.  Foi disto que falámos no meu último programa e até derrubámos mitos.

Os cereais são sementes de plantas gramíneas que fazem parte da nossa alimentação há vários milhares de anos. Esta semana, viajei até Santo Aleixo, em Monforte, para conhecer melhor os seus benefícios. E foi uma viagem muito bonita onde não podia faltar, obviamente, uma deliciosa fatia de pão alentejano.

Durante um passeio pela lindíssima planície alentejana, Sofia Dinis, nutricionista do Continente, explicou-me que os cereais, sobretudo os integrais, são uma importante fonte de hidratos de carbono, vitaminas do complexo B, minerais e fibras e, por isso, fornecem muita energia ao organismo. Além disso, são muito importantes na prevenção de várias doenças crónicas, como a diabetes tipo 2, obesidade, doenças cardiovasculares, entre outras.

E, como cada cereal tem propriedades diferentes, o melhor é ir variando. E há bastante por onde escolher: dos mais ‘tradicionais’, como o trigo, milho e arroz, aos ancestrais, que mantêm as propriedades inalteradas até hoje, como o teff, milho painço e espelta, passando pelos pseudocereais (isentos de glúten), de que são exemplo a quinoa, amaranto e o trigo sarraceno, que comemos muitas vezes em minha casa.

 

Quer saber mais sobre o rico mundo dos cereais?
Veja o programa na íntegra no site da RTP1.


TODOS OS PRODUTOS BIOLÓGICOS À MÃO DE SEMEAR

Your Content Goes Here

Your Content Goes Here

Your Content Goes Here

Comentários1

  1. Ana Fernandes 18/04/19 10:59 | 25.03.2019 6:17 PM

    Sempre atenta ao programa, cada vez gosto mais! beijinhos Catarina estás linda na foto

    Responder

Adicionar comentário

Não perca pitada
das nossas novidades