Esta semana, a superdivertida actriz Matilde Breyner juntou-se a mim para uma tarde de marisco, numa fabulosa esplanada à beira-mar.

O último post que escrevi sobre petiscos abriu-me o apetite e, por isso, no meu programa À Roda da Alimentação, que passou sábado, na RTP1, decidi dar corpo ao desejo com duas meninas muito especiais, a querida Inês Coelho e a maravilhosa Matilde Breyner.

Apostámos num restaurante fantástico e em três iguarias típicas e bastante saudáveis: camarão cozido, Mexilhões à Espanhola e Amêijoas à Bulhão Pato. Deixei as amigas entregues às ‘entradas’ e aproveitei para aprender os segredos de culinária de Gertrudes Rego, uma chef muito concorrida, que anda agarrada aos tachos há quase trinta anos.

E, afinal, não há muito que se lhe diga. Nas amêijoas, usa apenas alho, azeite e coentros e nada de sal, pois os bivalves são naturalmente salgados. Depois, deixa abrir as conchas e está feito. Para o Mexilhão à Espanhola faz um refogado só com cebola, alho picado, sal e piripiri. Junta o tomate e vinho branco e está feito!

Há sabores que não requerem grandes temperos. É o caso do marisco: quanto mais simples, melhor.

 

Se ainda não viu o episódio desta semana, aceda online no site da RTP1.

Your Content Goes Here

Your Content Goes Here

Your Content Goes Here

Adicionar comentário

Não perca pitada
das nossas novidades