Aproveite e ponha os miúdos a fazer pão!

Com os mais novos o dia inteiro em casa, rapidamente se esgotam as ideias para os entreter. Aqui ficam algumas propostas À Roda da Alimentação.

Se a imaginação já lhe começou a faltar, no que toca a tarefas para distrair as crianças aí por casa, porque não aproveitar para as pôr a pensar na alimentação? É sabido que envolver os mais novos na preparação das refeições ajuda-os a valorizar mais os alimentos.

No guia de atividades ‘Vamos pôr a alimentação saudável em casa’, a Direção-Geral da Saúde (DGS) sugere deixar as crianças criarem a ementa semanal das refeições para toda a família. Para isso, é essencial que aprendam e respeitem três regras: as refeições terão de ser completas e variadas, e privilegiar os tipos de confeção mais saudáveis.

Por completa, entenda-se que cada refeição deve começar com uma sopa de legumes. Depois, o prato principal deve dispor-se em ‘T’, ou seja, metade deve incluir hortícolas e a outra metade deverá dividir-se entre a carne (ou pescado ou ovos) e os alimentos do grupo dos cereais e tubérculos (batata, arroz ou massa). Por fim, a refeição deve acabar com uma peça de fruta à sobremesa. Não esquecer que as leguminosas (feijão, grão ou ervilhas) também devem estar presentes (na sopa ou no prato).

Para ser saudável, a ementa também terá de ser variada. Ou seja, tentar não repetir os mesmos alimentos em refeições seguidas. É essencial variar entre carne, peixe e ovos, e ir alternando também nos cereais, hortícolas e fruta.

Por fim, a última regra é que a ementa valorize os métodos de confeção que mais preservam o valor nutricional dos alimentos, como os estufados e os cozidos, em detrimentos dos fritos.

Desafie os seus filhos a elaborarem uma ementa semanal seguindo estas regras, e cumpra à risca as suas sugestões, pedindo-lhes ajuda na preparação. Vai ver que o interesse deles à mesa aumenta bastante.

Outra das dicas da DGS para levar os miúdos para a cozinha é ensiná-los a fazer pão, o que poderá ser uma ótima alternativa às bolachas e a alguns cereais de pequeno-almoço açucarados. Para que ponham as mãos na massa em grande estilo, aqui deixamos uma receita de pão de sementes e passas absolutamente delicioso!

Para o bem de todos, o melhor de cada um.

Nesta situação de emergência, mantenha-se alerta. Cumpra as regras de higienização e de proteção, e siga criteriosamente as recomendações da Direção Geral de Saúde. Lembre-se ainda que é importante continuar a fazer uma alimentação saudável e a manter-se fisicamente ativo.

Your Content Goes Here

Your Content Goes Here

Your Content Goes Here

Comentários1

  1. F Miranda 01/06/20 05:27 | 24.04.2020 3:09 PM

    O que era bom… era haver farinhas e fermento nos supermercados. Infelizmente não se encontra.

    Responder

Adicionar comentário

Não perca pitada
das nossas novidades