Arroz de brócolos

Por À Roda da Alimentação

Ver Receitas

Entre tantas receitas possíveis, esta sugestão de de brócolos acompanha muito bem carne, e pratos vegetarianos.

O arroz é terceiro cereal mais cultivado no mundo – depois do milho e do trigo. Esta esta sugestão de arroz de brócolos, além de ser uma forma prática de comer , funciona como uma alternativa mais nutritiva ao tradicional arroz branco. E como sempre, é uma receita muito saborosa.

Benefícios do arroz

Combinar arroz e brócolos na mesma refeição permite consumir essenciais para a saúde, uma vez que os benefícios nutricionais do arroz e dos brócolos são incontáveis. Não é por acaso que normalmente os chineses, que estão entre os maiores consumidores do mundo deste cereal, são bastante elegantes. Sendo uma grande fonte de hidratos de carbono, o arroz fornece energia ao corpo humano de uma forma sustentável e equilibrada, capaz de ajudar a controlar o peso – porque é rico em complexos (de absorção lenta) e tem um índice glicémico moderado, o que contribui para controlar o apetite e manter a saciedade durante mais tempo. Além disso, é uma fonte de e minerais, nomeadamente vitamina B1, B6 e fósforo e magnésio.

Benefícios dos brócolos

Quanto aos brócolos, estão entre os mais interessantes a nível nutricional e neles tudo é comestível: são especialmente ricos em e vitaminas (sobretudo C e K), nutrientes estes que têm uma ação antioxidante, promovem a saúde intestinal e uma boa coagulação do sangue, reforçam o sistema imunitário e, por isso, promovem a saúde!

Outra vantagem desta receita é ser bastante fácil de fazer, bastando pôr numa caçarola um pouco de , cebola e alho picado aos quais se acrescenta o arroz, que frita um pouco, depois de tudo estar alourado. Os brócolos e a água a ferver entram depois, seguindo uma regra de ouro: a água é sempre o dobro da quantidade do arroz, ou seja, neste caso, duas chávenas de arroz carolino precisam, portanto, de quatro chávenas de água.

Bom apetite!

Receita Almoço

Receita de arroz de brócolos

40 m

4 pessoas

Ver Receita
Receita Almoço

Receita de arroz de brócolos

40 m

4 pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • 2 medidas de arroz carolino

  • 1 cabeça de brócolos

  • 1 dente de alho

  • 1 cebola

  • 1 c. de café de sal

  • 4 c. de sopa de azeite

  • 4 medidas de água quente

Preparação

1/

1/8

Comprar no Continente

Autor

À Roda da Alimentação