Entre tantas receitas possíveis, esta sugestão de arroz de brócolos acompanha muito bem carne, peixe e pratos vegetarianos.
O arroz é terceiro cereal mais cultivado no mundo – depois do milho e do trigo. Esta esta sugestão de arroz de brócolos, além de ser uma forma prática de comer legumes, funciona como uma alternativa mais nutritiva ao tradicional arroz branco. E como sempre, é uma receita muito saborosa.
Benefícios do arroz
Combinar arroz e brócolos na mesma refeição permite consumir nutrientes essenciais para a saúde, uma vez que os benefícios nutricionais do arroz e dos brócolos são incontáveis. Não é por acaso que normalmente os chineses, que estão entre os maiores consumidores do mundo deste cereal, são bastante elegantes. Sendo uma grande fonte de hidratos de carbono, o arroz fornece energia ao corpo humano de uma forma sustentável e equilibrada, capaz de ajudar a controlar o peso – porque é rico em hidratos de carbono complexos (de absorção lenta) e tem um índice glicémico moderado, o que contribui para controlar o apetite e manter a saciedade durante mais tempo. Além disso, é uma fonte de vitaminas e minerais, nomeadamente vitamina B1, B6 e fósforo e magnésio.
Benefícios dos brócolos
Quanto aos brócolos, estão entre os hortícolas mais interessantes a nível nutricional e neles tudo é comestível: são especialmente ricos em fibras e vitaminas (sobretudo C e K), nutrientes estes que têm uma ação antioxidante, promovem a saúde intestinal e uma boa coagulação do sangue, reforçam o sistema imunitário e, por isso, promovem a saúde!
Outra vantagem desta receita é ser bastante fácil de fazer, bastando pôr numa caçarola um pouco de azeite, cebola e alho picado aos quais se acrescenta o arroz, que frita um pouco, depois de tudo estar alourado. Os brócolos e a água a ferver entram depois, seguindo uma regra de ouro: a água é sempre o dobro da quantidade do arroz, ou seja, neste caso, duas chávenas de arroz carolino precisam, portanto, de quatro chávenas de água.
Bom apetite!
Receita de arroz de brócolos
40 m
4 pessoas
Ingredientes
-
2 medidas de arroz carolino
-
1 cabeça de brócolos
-
1 dente de alho
-
1 cebola
-
1 c. de café de sal
-
4 c. de sopa de azeite
-
4 medidas de água quente
Preparação
1/
Comece por lavar a cabeça de brócolos. Separe a cabeça dos brócolos dos pés de forma a obter «pequenos raminhos».
Se estes forem muito grossos, dê um corte na base para que cozam uniformemente.
Numa caçarola junte o azeite, a cebola e o alho picados. Deixe alourar até a cebola ficar translucida.
Junte o arroz e deixe fritar durante uns 3 minutos, mexendo sempre.
Adicione os brócolos e acrescente água a ferver. Junte o sal e mexa.
Reduza o lume para o mínimo e tape o tacho.
Deixe cozinhar sem mexer até toda a água ter evaporado e o arroz estar cozido.
Sirva como acompanhamento.
Autor
À Roda da Alimentação