O chef Kiko reaprendeu a preparar um dos pratos favoritos com Inês Simas: o tradicional arroz de marisco. Se é fã dos sabores do mar não perca esta receita saudável.
Esta semana, juntam-se dois chefs de peso no programa ‘À Roda da Alimentação – Sem Culpa Nem Pecado’. Inês Simas recebe o chef Kiko para, juntos, prepararem uma receita muito apreciada no nosso país, que é tão privilegiado em pescados e mariscos.
Francisco Martins, mais conhecido por Kiko, nasceu no Rio de Janeiro, é o mais novo de oito irmãos e uma das figuras da gastronomia mais queridas pelos portugueses. Formado em Gestão de Marketing, percebeu cedo que tinha um grande ‘fraquinho’ pela cozinha.
Depois de estudar culinária no Le Cordon Bleu, estagiou em conceituados restaurantes, e passou vários anos a viajar pelo mundo, à procura de novos sabores e referências à mesa. Em 2013, decidiu finalmente abrir o seu primeiro restaurante em Lisboa e, a partir daí, foi lançando projetos diferentes com menus onde recria pratos típicos das várias culturas que conheceu.
Além de chef e empresário, Kiko é autor de vários livros sobre culinária. Na cozinha de Inês Simas optou por recriar uma receita de arroz de mariscos, tornando-a numa opção mais equilibrada.
Não perca esta e outras receitas saudáveis, no ‘À Roda da Alimentação – Sem Culpa Nem Pecado’, que passa aos sábados, às 17h30, na Globo.
Arroz de marisco
m
4 pessoas
Ingredientes
-
250 g de camarão (com casca e cabeça)
-
400 g de tamboril limpo
-
350 g de arroz integral
-
2 talos de aipo
-
1 molho de coentros (talos e folhas)
-
1 pastinaca grande
-
2 c. de sopa de gengibre ralado
-
1 pedaço de gengibre 3x3 (para o caldo)
-
6 c. de sopa de azeite
-
2 dentes de alho
-
2 cebolas
-
1 malagueta
-
3 tomates maduros
-
Raspas e sumo de 1 limão
-
1 copo de vinho branco
-
10 cajus
-
1 c. de café de flor de sal
Preparação
1/
Descasque os camarões e guarde numa taça.
Para fazer o caldo, coloque ao lume uma panela com 500 ml de água e adicione as cabeças e as cascas dos camarões, assim como as pontas do aipo, os talos dos coentros, a casca da pastinaca, o gengibre e a pele e sementes do tomate...
... vamos usar todas as sobras dos ingredientes que vamos utilizar no refogado. Deixe levantar fervura e ficar ao lume por 10 a 15 minutos.
Bata o caldo com uma varinha mágica, coloque no passador e coe. Guarde a água e descarte o resto.
Para o refogado, corte e pique numa tábua a cebola, tomate (sem sementes e peles), o alho, o gengibre, a malagueta e os talos de coentros e a pastinaca, e coloque numa frigideira ao lume e em azeite.
Quando amolecido, adicione o vinho branco e deixe evaporar o álcool.
A seguir, corte e pique na tábua as folhas de coentros, a malagueta e o gengibre e o tomate. Reserve para o empratamento.
No refogado, adicione o arroz e envolva por 2 minutos. Vá adicionando a água do caldo e envolvendo. Deixe cozinhar cerca de 20 minutos ou até o arroz ganhar o ponto certo.
Arranje os pedaços de tamboril e corte em pedaços de largura de 2 a 3 centímetros. Adicione o sal e as raspas de limão.
Coloque os pedaços de tamboril na arrozada, e deixe cozinhar com tampa por 5 minutos.
Numa taça, junte aos camarões os coentros, a malagueta, o gengibre e o tomate. Regue com azeite, o sumo de limão, adicione a flor de sal e raspas de limão.
Retire a arrozada do lume, adicione os camarões, envolva bem.
Por fim, pique e leve os cajus ao lume para saltear na sua própria gordura. Sirva assim mesmo.
Autor
À Roda da Alimentação