Bacalhau à Brás mais saudável

Por À Roda da Alimentação

Ver Receitas

O famoso à Brás peca por excesso de sal e de gordura devido à presença da batata-palha numa proporção bastante generosa. A nossa versão substitui-a por alho-francês, e o resultado é igualmente delicioso, além de ser muito mais leve e saudável.

Bacalhau à Brás com alho francês

Geralmente o típico Bacalhau à Brás para quatro pessoas contém 400 g de bacalhau demolhado e desfiado e 800 g de batata-palha. No entanto, a nossa receita sugere uma proporção de 600 g de bacalhau e dois alhos-franceses de bom tamanho. São eles que depois de devidamente cortados em juliana e passados por azeite em lume brando, até ficarem com uma consistência escorregadia e adocicada, vão substituir a batata-palha, tornado o prato muito menos gorduroso e, por conseguinte, menos calórico.

Os restantes ingredientes são aqueles que entram no prato tradicional português: 6 ovos, 2 dentes de alho, cebola, louro, azeite, pimenta e salsa, temperos que podem ser retificados de acordo com o seu gosto pessoal. Uma sugestão que resulta bastante bem é acrescentar um pouco de rúcula que pode também substituir a salsa, embora ambas convivam igualmente bem. Outra dica igualmente importante é não deixar que os ovos que ligam os ingredientes cozinhem demasiado.

Descubra outras receita de bacalhau

Esta receita de Bacalhau à Brás é rica em fibra e em proteína, provenientes do bacalhau, dos ovos e do alho francês. Quanto ao alho-francês, da família das cebolas e dos alhos, é fonte de vitaminas A, B6 e C, e tem um valor calórico baixo. Além disso, é um alimento que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, uma vez que é rico em fibra e a fibra pode ajudar no controlo da glicémia.

Já o bacalhau, apesar de ser um peixe magro, também contribui para a ingestão de gorduras benéficas para o organismo, como os ácidos gordos ómega-3, importantes para a prevenção de doenças cardiovasculares por reduzir o «mau colesterol» (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Tudo excelentes razões para fugir a uma tradição que por vezes já não é o que era.

Bom apetite!

Receita Jantar

Bacalhau à Brás com alho francês

m

4 pessoas

Ver Receita
Receita Jantar

Bacalhau à Brás com alho francês

m

4 pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • 600 g de bacalhau demolhado e desfiado

  • 2 alhos-franceses

  • 1 cebola grande

  • 6 ovos

  • 2 dentes de alho

  • 1 folha de louro

  • 4 c. de sopa de azeite

  • Pimenta q.b.

  • Salsa picada q.b.

  • Azeitonas pretas q.b. (opcional)

Preparação

1/

1/5

Comprar no Continente

Autor

À Roda da Alimentação