A influencer juntou-se a Inês Simas para nos ensinar uma versão mais saudável deste clássico da cozinha portuguesa: o bacalhau com natas.
Esta semana, o programa ‘À Roda da Alimentação – Sem Culpa Nem Pecado’ recebe uma convidada muito especial por aqui.
Vanessa Alfaro, uma das nossas colaboradoras regulares, vai levar um dos seus pratos preferidos à cozinha da Inês Simas, e mostrar como podemos confeccioná-lo de forma mais saudável.
Saiba ‘como cozinhar bacalhau‘
A Vanessa nasceu na Alemanha e veio para Portugal, mais propriamente para Aveiro, ainda adolescente.
Cansada de vários anos de hábitos pouco saudáveis, que lhe valeram excesso peso, a blogger decidiu adotar um estilo de vida mais saudável, ganhou novas rotinas alimentares e passou a ser adepta de desporto.
Ao fim de quatro meses de dieta equilibrada e bastante exercício, perdeu 20 kg e tornou-se num exemplo de bem-estar e boa forma.
Ao longo do processo de perda de peso, Vanessa foi partilhando os resultados nas redes sociais e hoje é seguida por milhares de pessoas, que procuram dicas para mudar de vida no seu blogue ‘Shape Your Body by Vanessa’.
Reveja a receita e o programa completo no ‘À Roda da Alimentação – Sem Culpa Nem Pecado’.
O que diz a Nutricionista Online
Tradicionalmente feito com natas e, muitas vezes, incluindo batata frita, o bacalhau com natas é um prato cujo valor energético, como resultado, se torna bastante elevado.
Nesta receita, introduzimos o caju para fazer o creme que irá substituir as natas. Apesar do seu valor energético significativo, este fruto gordo permite-nos reduzir o teor de gordura saturada da receita, sendo ainda um alimento rico em vitaminas do complexo B e ácido fólico, e diversos minerais como fósforo, magnésio, ferro, zinco e potássio.
A adição de espinafres (que tipicamente não fazem parte deste prato) permite promover a ingestão de hortícolas.
Sendo os espinafres fonte de fibra e com um baixo valor energético, enriquecem a receita com diversas vitaminas e minerais, contribuindo em simultâneo para ajudar a promover a sensação de saciedade, sem com isso aportar mais calorias à refeição.
Bacalhau com natas
45 m
4 pessoas
Ingredientes
-
2 lombos de bacalhau da Noruega
-
100 g de folhas de espinafres frescos
-
6 batatas brancas pequenas
-
2 dentes de alho
-
6 c. de sopa de azeite biológico
-
6 rodelas de malagueta fresca
-
1 c. de chá de flor de sal
-
1 c. de sobremesa de sementes de sésamo
-
200 gr de cajus crus
-
250 g de água
-
Sumo de 1/2 limão
-
1 c. de chá de levedura nutricional
-
Pimenta preta q.b.
Preparação
1/
Descasque e corte as batatas em rodelas de 3mm, com a ajuda de uma mandolina ou de uma boa faca.
Aqueça a frigideira em lume alto. Quando estiver bem quente, use um fio de azeite e coloque as batatas.
Ao aquecermos a frigideira, utilizamos menos azeite, porque este fica mais leve e espalha-se melhor. A ideia é apenas dar textura e sabor à batata, e não fritá-la.
Deixe as batatas cerca de 3 minutos e vire-as com a ajuda de uma pinça de cozinha.
A meio do processo, adicione a flor de sal e coloque a tampa, para que fiquem no ponto no interior e bem salteadas no exterior. Quando estiverem prontas, reserve.
Pique o alho e a malagueta.
Coloque uma frigideira ao lume com azeite, adicione o alho e malagueta picados, e a flor de sal. Deixe amolecer e dourar.
Quando amolecidos e dourados, adicione os espinafres e salteie por 2 minutos em azeite. Por fim, adicione a tampa.
Descongele totalmente o bacalhau. Coloque-o ao lume, em azeite, também com tampa por 5 minutos.
As lascas devem ficar perfeitas e para que assim seja o bacalhau deverá ficar mais branco, mas deve ser nítida a sua humidade. Se ficar demasiado seco, as lascas não ficam perfeitas.
Para fazer as natas de caju, coloque no copo da liquidificadora os cajus previamente demolhados (por 6h), a água, o sumo de limão, a levedura nutricional, pimenta preta e o sal.
Coloque um aro de metal com a largura de 10/12 cm no centro do prato. De seguida, coloque uma primeira camada de espinafres salteados.
Coloque uma segunda camada de finas fatias de batatas, uma leve camada de natas e, por fim, uma quarta camada com as lascas de lombo de Bacalhau. Reserve.
Como o objetivo é tornar o prato mais crocante, vamos usar sementes de sésamo, tostadas sem adição de gordura.
Retire o aro de metal.
Termine com as natas de caju e o sésamo, regue com um fio de azeite, basta meia colher de sopa, e está pronto para servir.
Autor
À Roda da Alimentação