Numa versão mais saudável, as tradicionais batatas bravas do país vizinho são, na nossa proposta, previamente cozidas e depois assadas. Mas nem por isso são menos deliciosas.
As batatas bravas são um prato oriundo de Espanha e um grande clássico das tapas mais servidas nos bares e restaurantes de Madrid. Nesta receita com molho picante há uma festa de sabores graças a uma mistura rica de ingredientes e temperos que ligam entre si na perfeição. Este prato pode ser servido simplesmente como um petisco ou para acompanhar carne ou peixe, mas é apenas para quem aprecia sabores muito fortes e picantes.
As batatas bravas são sempre picantes e há quem as prepare apenas com um molho de pimenta, salsa e paprica. São bastante mais nutritivas se forem cozinhadas com casca e assadas no forno com uma cozedura previa, como no caso desta receita, em vez de serem fritas, como é mais frequente.
Depois de previamente cozidas e temperadas com alecrim, paprica, sal e azeite, as batatas vão ao forno, sendo conveniente mexê-las de vez em quando para que não se peguem à assadeira. O molho é feito à parte e só se serve no fim, por cima das batatas quando já estão assadas. O sabor picante e forte deve-se ao vinagre, à malagueta e à cebola picada, que ganha um excelente aroma graças ao tomilho e ao tomate, bem como um sabor adocicado devido à presença da cenoura ralada.
As batatas são ricas em fósforo, cálcio, magnésio, zinco e têm um teor considerável de fibras. Esta versão mais saudável de batatas bravas com molho picante é feita de sabores contrastantes, que combinam na perfeição com o inverno, quando tudo se quer mais quente.
Bom apetite!
Batatas bravas com molho picante
40 m
4 pessoas
Ingredientes
-
Para as batatas:
-
500 g de batatas cozidas com casca
-
1 c. de sopa de alecrim
-
1 c. de sopa de azeite
-
1 c. de chá de paprica
-
1 c. de chá de sal
-
Para o molho:
-
1 c. sopa de azeite
-
1 cebola picada
-
3 tomates muito maduros picados (sem pele e sem sementes)
-
½ cenoura ralada
-
1 c. de chá de tomilho
-
1 malagueta, sem sementes, picada
-
1 c. de sopa de vinagre
-
½ chávena de chá de água
Preparação
1/
Para as batatas: Pré-aqueça o forno a 200 °C.
Numa assadeira misture as batatas, o alecrim, a paprica, o sal e o azeite.
Leve ao forno durante 45 minutos, mexendo de vez em quando, até que as batatas fiquem douradas e crocantes.
Para o molho picante: num tacho antiaderente, refogue a cebola e o azeite.
Junte o tomate picado, a cenoura, o tomilho, a malagueta e o vinagre. Deixe cozinhar durante 5 minutos mexendo sempre.
Vá juntando a água e deixe cozinhar durante 10 minutos, até encorpar, mexendo de vez em quando.
Deixe arrefecer e sirva com as batatas.
Autor
À Roda da Alimentação