Bechamel de couve-flor

Por À Roda da Alimentação

Ver Receitas

Os combinam sempre bem com pratos de legumes, massas e carne. O famoso molho tem o condão de transformar pratos simples em refeições sofisticadas. Hoje vamos deixar-lhe uma receita deste molho francês numa versão mais saudável, mas igualmente eficaz.

O bechamel de pode ser utilizado em todas as receitas que levam este molho tão versátil, como é o caso de determinados recheios, cremes, soufflés, lasanhas, legumes, gratinados e uma infinidade de outros pratos. É bastante fácil de fazer e não vai complicar as suas receitas.

Molho Bechamel Saudável?

À semelhança do bechamel tradicional, muitas vezes confundido com o molho branco, esta receita à base de couve-flor é igualmente bastante aromática graças aos temperos utilizados – pimenta, sal, sumo de limão, alhos picados e azeite. Se quiser pôr outras especiarias e ervas aromáticas, a receita pode ficar ainda mais saborosa, permitindo-lhe, nesse caso, diminuir um pouco a quantidade de sal. Neste caso, o tomilho, a noz-moscada e o gengibre ralado resultam particularmente bem.

Os restantes ingredientes são apenas uma couve-flor média, leite magro ou bebida vegetal (sem açúcar adicionado) e queijo ralado. É fundamental que depois de a couve-flor estar cozida o excesso de água lhe seja retirado e que a couve fique muito bem picada no robot de cozinha, juntamente com os alhos e o azeite, para ganhar uma consistência macia e cremosa. Caso o molho fique demasiado espesso, esta dica resolve-lhe o problema: acrescente um pouco mais de azeite e de leite (ou bebida vegetal, conforme a sua decisão), até conseguir a espessura desejada.

Bom apetite!

Receita Pequeno Almoço

Bechamel de couve-flor

20 m

pessoas

Ver Receita
Receita Pequeno Almoço

Bechamel de couve-flor

20 m

pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • Bechamel de couve-flor

  • 3 dentes de alho picados

  • 1 colher de sopa de azeite

  • 70 ml de leite magro ou de bebida vegetal (sem açúcar adicionado)

  • 1 c. de sopa de queijo ralado (opcional)

  • 1 c. de chá de sumo de limão

  • 1 c. de café de sal

  • Pimenta q.b.

Preparação

1/

1/6

Comprar no Continente

Autor

À Roda da Alimentação