A Joana Barrios ensina-nos a fazer bolinhos de vegetais, daqueles a que ninguém resiste por serem um petisco saudável e saboroso, dois adjetivos que nas nossas receitas andam sempre de mãos dadas. Aqui entre nós que ninguém nos ouve, sabemos muito bem que aquilo que é bom também pode fazer bem, mas isso tem os seus segredos.
A Joana Barrios conta-nos tudo e não nos esconde nada. Numa ida ao supermercado, agarrou-se logo a uma cenoura de um laranja vigoroso, tudo isto porque não é uma cenoura qualquer, daquelas que andam por aí armadas em boas. É, isso sim, uma cenoura membro do Clube Produtores Continente, uma espécie de country club para alimentos produzidos em território nacional, de forma sustentável e com a garantia de máxima qualidade. Assim sendo, um legume que se preze faz parte deste clube elitista e nunca sofre de jet lag, porque desde o momento em que é apanhado até ir para as prateleiras dos supermercados não passam mais de seis horas. Por isso, em vez de levar uma cenoura, pegou logo em meia dúzia delas e também numa curgete esplendorosa e essencial para esta receita, uma curgete com uma pele tão lisinha, que mais parece que saiu de um SPA. E como já tinha batatas, couve-flor, alhos, entre outras coisas em casa, ala, que se faz tarde, e lá foi ela cozinhar.
Como estes bolinhos não se fazem sozinhos, é preciso ralar a curgete, a batata e as cenouras, e juntar numa taça a couve-flor, também ela ralada, o requeijão, o dente de alho, os feijões e os ovos batidos. Envolve-se tudo muito bem e acrescentam-se os temperos e a farinha de grão. Moldam-se os bolinhos e fritam-se num fio de azeite que se veja. Para dar um ar mais saboroso e mais tcharam, estes bolinhos levam um incrível molho de iogurte por cima.
Parecem tão sofisticados, que até pensamos que ela passou o dia inteiro na cozinha, mas não é verdade. A Joana diz que o resultado é estupendo e nós bem podemos ver que sim. Até porque tudo o que a Joana Barrios diz é sempre para escrever.
Bom apetite!
Bolinhos de vegetais
m
pessoas
Ingredientes
-
1 curgete ralada e espremida
-
1 batata ralada
-
1 cenoura ralada
-
1 dente de alho
-
200 g de feijão manteiga cozido
-
1 couve-flor
-
3 ovos
-
50 g de requeijão
-
1 chávena de farinha de grão
-
1 c. de café de cominhos moídos
-
1 c. de café de sementes de coentros moídos
-
1 c. de café de pimentão doce em pó
-
Azeite q.b
-
Molho:
-
1 Iogurte natural sem açúcar
-
2 colher de sobremesa de mostarda
-
Sumo de 1 limão
-
4 colheres de sopa de azeite
Preparação
1/
Comece por lavar e ralar a curgete e espremê-la com um pano para retirar toda a água.
Rale também 1 batata e 1 cenoura e junte tudo numa taça com 1 couve-flor igualmente ralada, 50 g de requeijão, 1 dente de alho, 200 g de feijão manteiga cozido e 3 ovos batidos.
Adicione 1 colher de café de cominhos moídos, 1 colher de café de sementes de coentros moídos, 1 colher de café de pimentão doce em pó e 1 chávena de farinha de grão.
Molde os seus bolinhos com as mãos.
Frite-os um a um numa frigideira antiaderente apenas com um fio de azeite;
Acompanhe estes bolinhos com um molho de iogurte: bata vigorosamente, com uma vara de arames, 1 iogurte natural sem açúcar com 4 colher de sopa de azeite, sumo de 1 limão e 2 colheres de sobremesa de mostarda.
Autor
À Roda da Alimentação