Bolo de iogurte e limão

Por À Roda da Alimentação

Ver Receitas

Este saboroso bolo de e não deixa ninguém indiferente. Tendo como ingrediente principal iogurte natural magro, é uma sobremesa com menos e um valor calórico mais baixo. No entanto, não é por isso que deixa de ser uma delícia.

Os bolos são por natureza uma opção pouco interessante a nível nutricional, mas esta receita dos Healthy Sins é ideal para quem não quer cometer erros alimentares. Por outro lado, pode ser um excelente lanche ou uma belíssima sobremesa.

Esta receita tem por base iogurte grego magro (), que é sempre uma boa fonte de proteína e de cálcio – a propósito, idealmente deveríamos comer um iogurte por dia para termos cerca de 20% da dose recomendada.

Este alimento é benéfico para a saúde intestinal, pois contém bactérias que, por sua vez, são excelentes aliadas para manter o bom funcionamento intestinal, e importante para a saúde óssea e para a prevenção da , devido ao seu teor de cálcio.

Num bolo, todos estes benefícios se diluem um pouco, mas não deixa de ser um ponto de partida mais nutritivo na doçaria – e não só, uma vez que o iogurte pode ser também um excelente substituto das natas na confecção de vários pratos.

Bolo de iogurte e limão

Farinhas saudáveis

Não se deixe intimidar nesta receita por algo pouco habitual: a presença de três farinhas completamente diferentes, mas com muito em comum – a farinha de linhaça amarela, a farinha de integral, ambas existentes na linha Continente Equilíbrio, e ainda a farinha de amêndoa. Estas três opções são bastante mais recomendáveis e substituem perfeitamente a habitual farinha de .

A farinha de linhaça amarela contém bastante fibra, promovendo a saúde intestinal e uma maior sensação de saciedade, tal como a farinha de aveia integral, considerando que ajuda a controlar o (diminui os níveis de LDL e aumenta os níveis de HDL), bem como a pressão arterial. Quanto à farinha de amêndoa, é rica em vitamina E e em polinsaturadas, benéficas para a saúde cardiovascular.

Benefícios da aveia

Quanto à farinha de amêndoa, é rica em vitamina E e em gorduras polinsaturadas, sendo também um excelente antioxidante.

Além de estas farinhas serem opções mais saudáveis, contribuem de um modo geral para um maior controlo do apetite e para uma sensação de saciedade. O nível de usou-se uma alternativa ao açúcar tradicional branco, o xarope de agave.

Durante a confecção do bolo de iogurte e limão é fundamental misturar muito bem todos os ingredientes. Desta vez, a cereja em cima do bolo é uma quantidade de morangos à sua consideração, o que dá sempre aquele toque fresco, bonito e um ar de receita muito elaborada.

Para terminar, resta-nos dizer que esta é uma receita Continente Magazine onde, todos os meses, pode encontrar mais de 40 receitas.

Bom apetite!

Receita Sobremesa

Bolo de iogurte e limão

60 m

pessoas

Ver Receita
Receita Sobremesa

Bolo de iogurte e limão

60 m

pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • 2 c. de sopa de farinha de linhaça amarela (Continente Equilíbrio) + 4 c. de sopa de água

  • 120 g de sumo de limão

  • 240 g de iogurte grego ligeiro natural (Continente Equilíbrio)

  • 160 g de xarope de agave

  • 180 g de farinha de aveia integral (Continente Equilíbrio)

  • 165 g de farinha de amêndoa

  • 1 c. de chá de fermento em pó

  • 1/2 c. de chá de sal

  • raspa de limão q.b.

  • 100 ml de leite de coco batido + 3 c. de sopa de xarope de agave, para cobertura

  • Morangos, para a decoração

Preparação

1/

1/11

Comprar no Continente

Autor

À Roda da Alimentação