Um cabrito assado no forno não precisa de épocas especiais. No entanto, para alguns a tradição ainda é o que era, e muitos são aqueles que não o dispensam na mesa de Domingo de Páscoa.
Em certas regiões do país, o cabrito assado é também um clássico intemporal da gastronomia portuguesa na época natalícia. Mas há segredos que agora deixarão de ficar bem guardados para que a carne de cabrito fique tenra e saborosa. Nesta receita, ensinamos-lhe tudo.
É um prato secular, e provavelmente evoca o tempo das nossas avós. Cozinhado sobretudo na Páscoa ou no Natal, não é por acaso que o associamos a um grande número de comensais numa reunião de família. No entanto, o cabrito assado no forno merece, por muitas razões, regressar à contemporaneidade e perder a sua aura de receita envelhecida e cerimoniosa.
Carne de cabrito: benefícios
Antes de mais, esta carne tem grandes benefícios para a saúde: é uma excelente fonte de potássio e de fósforo, além de ser rica em zinco. E apesar de ser uma carne vermelha, apresenta, no entanto, um valor energético mais baixo do que as restantes. Outra característica curiosa é que algumas vitaminas do complexo B que encontramos na carne de cabrito contribuem para a normal produção de energia no organismo.
Como temperar cabrito para assar no forno
Nesta receita há algumas dicas basilares que devem ser tomadas em consideração, se quisermos obter um excelente resultado. Por um lado, a colocação do cabrito num recipiente com água e com rodelas de limão é o segredo para amaciar a carne. Por outro, é importante temperá-la de véspera por ter um sabor muito delicado, mas o tempo da marinada não deve ser demasiado longo.
No nosso imaginário o cabrito assado no forno continua a ser um prato um pouco solene. Muito provavelmente pensamos numa peça de dimensão descomunal dentro de uma travessa gigantesca. Mas não tem de ser necessariamente assim, porque em qualquer loja do Continente cortamo-lo à sua medida e para o número de pessoas que decidir surpreender.
Em tempos que já lá vão a carne de cabrito estava associada a rituais para agradar aos deuses, mas atualmente pode simplesmente cozinhá-la para a sua família e amigos. Quando terminar a confeção, ficará simplesmente divinal se a polvilhar com um pouco de rosmaninho.
Bom apetite!
Cabrito assado no forno
60 m
4 pessoas
Ingredientes
-
1 Perna de cabrito
-
Água q.b.
-
1 limão grande
-
200 ml de vinho branco
-
30 ml de azeite
-
4 dentes de alho
-
1/2 c. de chá de pimentão doce
-
1 c. de chá de sal grosso
-
1 c. de sopa de folhas de tomilho fresco
-
1 ramo de alecrim
-
2 folhas de louro
-
2 cebolas grandes fatiadas
-
2 cenouras fatiadas
-
1 dente de alho picado
-
300 g de grelos de nabo em folha congelados
Preparação
1/
Comece por colocar o cabrito numa taça grande com água e rodelas de limão, durante pelo menos 8 horas. Desta forma, vamos amaciar um pouco a carne.
Numa taça, junte o vinho branco, o sal, o pimentão doce, o azeite, os dentes de alho esmagados, o ramo de alecrim e de tomilho, bem como as folhas de louro.
Seque muito bem o cabrito e envolva-o na marinada, que deve durar pelo menos 4 horas. Ao marinar o cabrito estamos a dar-lhe mais sabor.
Pré-aqueça o forno a 160 °C.
Numa assadeira, coloque na base as cebolas. Por cima, ponha o cabrito e disponha as batatas descascadas e a cenoura cortada em rodelas.
De seguida, junte a marinada.
Leve o cabrito ao forno durante cerca de 30 minutos. Vire a carne e asse mais 30 minutos a 180 °C.
Numa frigideira salteie ligeiramente os alhos laminados com um pouco de azeite, junte os grelos e saltei-os também. Tempere com sal e pimenta.
Sirva o Cabrito assado com as batatinhas e os grelos salteados.
Autor
À Roda da Alimentação