Há quem não troque por nada um pratinho de caracóis, mas também há quem vire a cara para o lado para nem sequer olhar para eles. Seja como for, o letreiro onde se lê «Há caracóis» faz as alegrias de muita gente que só tem os meses de verão para os saborear. Se quiser aprender a fazê-los em casa, não há grande segredo e sempre pode petiscar calmamente, longe do calor.
Antes de mais, é importante esclarecer uma dúvida: há ou não uma época certa para comer caracóis? Há sim, e é preciso aproveitá-la para se consolar com este petisco clássico tão português. No mês de maio termina o ciclo de criação dos caracóis e até agosto estão no ponto ideal para serem consumidos. Longe de ser um mito, é por essa razão que se diz que devemos consumi-los nos meses sem «r» (tal como acontece com as sardinhas), um período que contempla precisamente o período de maio, junho, julho e agosto.
Os caracóis encontram-se de norte a sul, sobretudo junto das orlas marítimas ou perto das águas doces dos rios, nomeadamente do Tejo. Uma vez que existem em todo o país, do Minho ao Algarve multiplicam-se os cafés e os restaurantes a anunciar este petisco de origem pobre que foi ganhando, com o passar do tempo, uma certa reputação de marisco.
Curiosamente, apesar de serem isso mesmo, um «petisco», a verdade é que os caracóis são um petisco nutritivo (como os tremoços, desde que bem demolhados para perderem o sal), duas palavras que normalmente não andam juntas e parecem formar um paradoxo. Isto, claro, se resistir às imperiais geladas e ao pão para molhar no molho (mas, uma vez por outra durante o verão calha sempre bem).
Constituídos maioritariamente por água, os caracóis são grandes aliados de quem quer petiscar algo saudável e nutritivo. São também ricos em proteína, pobres em gordura e contêm sais minerais como cálcio, ferro e zinco.
Ninguém diria que eram tão nutritivos. Nesta receita de caracóis, são cozidos basicamente com água e especiarias como louro, orégãos, sal, pimenta preta e piripiri. Só precisa de ter um pouco de paciência para os lavar muito bem em água corrente. E enquanto estão ao lume, estenda a mesa, ponha uns pratinhos e vá buscar um paliteiro. Os seus caracóis caseiros ficam prontos num instante e o êxito é garantido.
Bom apetite!
Receita de Caracóis à portuguesa: petiscar sem engordar
90 m
6 pessoas
Ingredientes
-
1,5 kg de caracóis pequenos
-
2 colheres de sopa de azeite
-
3 dentes alho
-
1 cebola
-
1 folha de louro
-
1 ramo de orégãos
-
1 c. de café de sal
-
pimenta preta
-
piripiri
Preparação
1/
Lave os caracóis muito bem em água corrente, durante 20 a 30 minutos. Utilize dois recipientes (vá passando com água corrente de um lado para o outro).
Coloque os caracóis dentro de uma panela com água até ficarem tapados (dois dedos acima do nível dos caracóis) e acenda o lume muito brando.
Quando a água começar a ferver, retire o excesso de espuma.
Junte o azeite, os alhos esmagados com casca, a cebola cortada em quartos, o louro e tempere com sal.
Deixe ferver durante cerca de 10 minutos.
Junte a pimenta, o piripiri e os orégãos deixando cozinhar e suba o lume para o máximo durante mais 5 minutos.
Desligue e deixe ficar a apurar 15 minutos, para que os seus caracóis ganhem gosto.
Pode servir.
Autor
À Roda da Alimentação