Para acompanhar carne ou peixe, ou simplesmente como uma leve refeição vegetariana, quentinha e reconfortante, esta receita de gratinado de chuchu é simplesmente deliciosa.
Associamos a palavra «chuchu» a alguém que nos é particularmente querido, ou a qualquer coisa que preferimos acima de tudo. A verdade, porém, é que, quando nos referimos a este hortícola de aspeto pouco atraente, temos de admitir que tem sido injustamente mal-amado.
Também em matéria de nutrição as aparências iludem. Se soubéssemos toda a verdade sobre os benefícios do chuchu, andávamos já a consumi-lo mais vezes: tem um baixo teor de calorias, é muitíssimo rico em água e promove a sensação de saciedade, o que pode ajudar a reduzir o apetite devido ao seu teor em fibra.
Por outro lado, já está na altura de deixarmos de o esconder nas nossas sopas, sempre triturado e sem se dar por ele. Neste gratinado de legumes, que é mesmo bom para chuchu, fazemos-lhe justiça e tornamo-lo o grande protagonista, enquanto as batatas-doces, a beringela e os cogumelos ficam desta vez para segundo plano.
Nesta receita deliciosa as camadas de legumes devem ficar bem apertadas, uma vez que tendem a perder água e volume. A preparação é bastante simples, e, por outro lado, como qualquer prato que vai ao forno, não exige grande atenção enquanto está a ser cozinhado.
Este gratinado de chuchu, delicioso e nutritivo, pode ser servido como acompanhamento para pratos de carne ou de peixe, ou constituir simplesmente uma leve refeição vegetariana, quentinha e reconfortante. Mas neste caso, sugerimos que junte um ovo escalfado ou queijo mozarela para uma refeição nutricionalmente mais rica.
Bom apetite!
Receita de chuchu no forno
40 m
4 pessoas
Ingredientes
-
2 batatas-doces
-
3 chuchus
-
1 beringela
-
200 g de cogumelos
-
1 dente de alho
-
1 c. de café de sal
-
2 c. de sopa de azeite
-
tomilho q.b.
-
paprica q.b.
-
pimenta preta q.b.
-
queijo ralado q.b.
Preparação
1/
Pré-aqueça o forno a 160 ºC.
Lave e corte em fatias as batatas-doces, os chuchos e a beringela.
Lave e lamine os cogumelos.
Unte uma forma com as 2 c. de sopa de azeite.
Disponha na forma os legumes alternados (dica: faça camadas apertadas, porque os legumes perdem água e volume).
Tempere com 1 c. de café de sal, pimenta, paprica e o tomilho. Polvilhe com o queijo ralado.
Tape com uma folha de alumínio e leve ao forno por 25 minutos.
Retire a folha e deixe gratinar um pouco.
Dica: sirva como acompanhamento para peixe ou carne assados.
Autor
À Roda da Alimentação