Como assar castanha no forno

Com Anita Costa

Ver Receitas

A chegada do outono traz também o tempo das castanhas, um dos grandes privilégios da estação. A receita de castanhas assadas no forno da influencer Anita da Costa promete serões muito reconfortantes num verão de S. Martinho.

Artigo atualizado a 9 de Novembro de 2022

Com a chegada do outono muitas das ruas da cidade enchem-se com o aroma inconfundível das castanhas «quentes e boas» vendidas nos clássicos cartuxos de papel. A boa notícia é que não precisa de andar à procura do carrinho do homem das castanhas para se deliciar com este fruto irresistível. Pode fazê-las em casa, seguindo apenas alguns preceitos e umas quantas dicas.

A receita de castanhas assadas no forno – e que hoje lhe trazemos – é da Anita da Costa e promete serões muito reconfortantes.

Benefícios das castanhas

Em tempos que já lá vão, as castanhas eram consideradas um alimento de gente pobre, um pouco à semelhança do que acontecia com as sardinhas. No entanto, atualmente são um dos grandes requintes de outono.

As castanhas consomem-se há séculos no mundo inteiro das mais variadas formas – em puré, bolos, sopas (que tal experimentar esta receita de sopa de castanhas?), sobremesas, cozidas, na frigideira ou simplesmente assadas no forno, a variação mais apreciada em Portugal.

Apesar de serem um fruto sazonal, estão disponíveis congeladas durante o ano inteiro e podem ser um excelente substituto da massa, do arroz ou da batata.

Esta é a altura certa para as saborear e podemos gostar ainda mais delas (se isso for possível) ao saber que são altamente nutritivas, têm pouca gordura, são ricas em hidratos de carbono e, devido ao seu teor de fibra, dão ainda uma sensação de saciedade que permite controlar o apetite.

Além disso, as castanhas têm um alto teor de vitamina C e de ácido fólico, são uma fonte de tiamina e de vitamina B6 e também fonte de potássio, um mineral importante para a saúde.  

Se ficou interessado, pode saber mais no nosso artigo “Castanhas: benefícios e valor nutricional“, e alegre-se porque afinal as castanhas não engordam assim tanto, quando consumidas com moderação, e devem fazer parte de uma alimentação equilibrada – 100 gramas de castanhas equivalem a 220 kcal., 45,5 g de hidratos de carbono e 1,3 de g de gordura.

Assar castanhas no forno: dicas

  • Coloque as castanhas de molho durante 5 minutos.
  • Dê-lhes um corte que tenha um pouco mais de meia-volta.
  • Escolha um tabuleiro raso para assar as castanhas.
  • Evite sobrepor as castanhas no tabuleiro para que todas possam assar uniformemente.
  • Use uma espátula para ir mexendo as castanhas enquanto assam.
  • Descasque as castanhas enquanto ainda estão quentes.

Como cortar castanhas para assar

O corte na casca das castanhas para assar é fundamental para que elas não rebentem com o calor. Estes passos são uma ajuda preciosa:

• Depois de lavadas e secas, ponha as castanhas numa tábua para cortar.
• Faça um pequeno corte na casca da castanha com mais de meia-volta ou com a forma de um x, preservando o miolo na íntegra.
• Caso as castanhas tenham um formato muito arredondando, faça um corte único e reto com uma faca de serrilha, tendo sempre o cuidado de preservar o interior.

Bom São Martinho!

Receita Sobremesa

Castanhas assadas no forno

35 m

4 pessoas

Ver Receita
Receita Sobremesa

Castanhas assadas no forno

35 m

4 pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • 500 g de castanhas

  • Sal

  • Alecrim (opcional)

Preparação

1/

1/5

Comprar no Continente

Autor

À Roda da Alimentação