Conserva de cebola roxa

Por À Roda da Alimentação

Ver Receitas

A receita de conserva de é uma receita simples, que combina bem com uma grande variedade de pratos. A nossa proposta é que a saboreie com uma tosta com pasta de .

As são alimentos muito práticos, facilitadores e versáteis, permitindo ter à nossa disposição determinados alimentos em qualquer altura do ano e facilitar a organização e o planeamento de refeições. 

Em Portugal, há conservas de tudo e mais alguma coisa, uma vez que a tradição desta indústria é muito forte e popular, ao ponto de estas latas deliciosas serem quase um símbolo da gastronomia portuguesa. Nos últimos anos, começaram a surgir conservas com uma qualidade cada vez maior em embalagens extraordinariamente bonitas, o que torna o seu consumo ainda mais apelativo.

Com esta indústria convidativa e sempre em crescimento acelerado, sobretudo no Norte, a ideia de fazer conservas em casa pode parecer deslocada, mas a verdade é que se trata de um processo bastante simples e que dificilmente pode correr mal.

Nesta receita em particular a cebola roxa em conserva é feita com uma solução de vinagre, água, sal e açúcar. Cortada às rodelas fininhas e temperada com coentros, pimenta preta e alecrim, este preparado repousa cerca de meia hora e deve ir depois para o frigorífico durante pelo menos duas horas e dentro de um frasco hermético. O resultado é um petisco francamente bonito com o seu tom rosado, muito decorativo e um sabor ligeiramente ácido que permite combinações surpreendentes.

Esta conserva de cebola roxa pode servir como acompanhamento de carne ou de peixe, fazendo também uma excelente combinação com conservas de atum, de sardinha ou de bacalhau.

As saladas e as tostas são também uma boa pareceria, quer sejam ou não servidas como entradas. A nossa proposta é saborear esta conserva de cebola roxa com uma tosta com pasta de atum. Quem já provou diz que esta dica é irresistível, mas o limite para outras variações está apenas na sua criatividade.

Bom apetite!

Dica: Esta conserva é de curta duração. Recomendamos que a consuma no prazo máximo de duas semanas, mantendo-a no frio.

Receita Entrada

Conserva de cebola roxa

30 m

1 pessoas

Ver Receita
Receita Entrada

Conserva de cebola roxa

30 m

1 pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • 300 ml de água

  • 300 ml de vinagre de sidra

  • 1 c. de chá de sal

  • 1 c. de chá de açúcar

  • 4 cebolas roxas

  • 1 c. sobremesa de sementes de coentros

  • 1 c. sobremesa de pimenta-preta em grão

  • 2 ramas de alecrim

Preparação

1/

1/5

Comprar no Continente

Autor

À Roda da Alimentação