Preparar e cozinhar um peru de Natal recheado não tem de ser difícil. Aqui ficam cinco dicas essenciais para o fazer na perfeição.
Se à noite é bacalhau , no dia seguinte é peru. Por tradição, este é o menu de Natal da maioria dos portugueses, mas para muitos assar peru no forno é uma dor de cabeça.
Para esses, aqui fica uma grande ajuda. Cinco perguntas e respostas essenciais para quem quer impressionar a família com um peru douradinho, estaladiço e saboroso.
1- Como descongelar o peru
Se comprar o peru congelado, deve deixá-lo a descongelar lentamente dentro do frigorífico, eliminando o líquido resultante da descongelação, antes de o preparar.
2 – Como preparar a marinada para o peru
Depois de descongelado, o peru deve ficar a marinar durante cerca de 24 horas, no frigorífico, para que absorva bem os sabores.
Se não sabe como temperar peru para assar no forno, esta dica é para si. Baseie o tempero da marinada numa mistura de água, folhas de louro, laranja e limão.
3 – Como assar o peru no forno
Primeiro, deve retirar o peru do frigorifico duas horas antes de ir ao forno. Para obter uma pele estaladiça e uma carne macia, quando colocar o peru no forno deve tentar manter a temperatura estável.
Qual é a temperatura certa para assar peru?
Entre os 140 e os 180 graus é o ideal. Deve usar folhas de alumínio para cobrir o peru enquanto assa.
Quanto tempo demora a assar o peru no forno?
O tempo ideal de cozedura do peru é de meia hora por cada quilo. Se possível, espete um termómetro de cozinha na zona mais grossa da coxa para conferir a temperatura. Quando esta atingir os 74º C, o peru está pronto. Se não tiver termómetro, aperte a coxa. Se sair suco branco, a carne estará assada.
4 – Como se faz o molho para o peru
Coloque água no fundo do tabuleiro onde vai assar o peru. A água vai misturar-se com os líquidos que a carne vai libertando. De meia em meia hora, vá regando o peru com esse caldo.
O que sobrar serve de molho para acompanhar o peru de Natal. Se o quiser encorpar, junte uma colher de farinha e sumo de laranja ou vinho branco e leve a lume brando.
5 – Como rechear o peru
O truque de um bom peru está muitas vezes no recheio. Por isso, seja criativo nos ingredientes. Coloque colheradas fartas do recheio que preparou dentro da cavidade do peru. Tenha cautela com a quantidade; demasiado recheio pode não ficar bem cozinhado.
Puxe as pernas da ave para cima e não se esqueça de cobrir a ponta do osso com papel de alumínio, para ficar mais atraente. Para que o recheio não escape, pode coser a cavidade do peru, com uma agulha grande, grossa e esterilizada e uma linha grossa própria para cozinhados.
Dica: Não se esqueça de usar pão ralado ou pão demolhado em leite morno para unir os ingredientes.
Sugestões para recheios de peru:
- Cogumelos
- Sultanas
- Castanhas
- Presunto
- Salsichas
- Azeitonas
- Espinafres
- Frutos secos

Recheio de castanhas para o peru
240 m
pessoas

Ingredientes
-
350 g de castanhas peladas
-
1/2 l de leite
-
1 cebola média picada
-
50 g de presunto picado
-
15 g de manteiga derretida
-
2 ovos
-
1 c. de sobremesa de ervas aromáticas
-
1 c. de café de sal
Preparação
1/
Deixe o peru de véspera numa bacia a marinar em: água, sumo de duas laranjas, um copo de vinho branco, meio copo de vinho do Porto, cravinhos da Índia e piri-piri q.b. Esta marinada deve cobrir totalmente o peru.
Coza as castanhas no leite até estarem tenras.
Amasse as castanhas, junte a cebola, a manteiga, as ervas aromáticas, o sal, o fiambre e duas colheres de sopa do leite onde cozeu as castanhas e, por fim, os ovos batidos e o sal.
Este recheio mete-se no papo do peru. Depois, cosa as aberturas do peru com linha própria para efeitos culinários, para que o recheio não escape.
Envolva o peru em folhas de alumínio para que asse lentamente (cerca de 4 horas). Quando o peru estiver assado, abra as folhas de alumínio para deixar alourar.

Autor
À Roda da Alimentação