Peru recheado no forno: receita de Natal

Por À Roda da Alimentação

Ver Receitas

Preparar e cozinhar um peru de recheado não tem de ser difícil. Aqui ficam algumas dicas essenciais para o fazer na perfeição.

Artigo editado a 5 de dezembro de 2022

O peru assado no forno é um prato clássico de Natal que rivaliza com o bacalhau, mas nem todos dominam a arte de fazer um peru estaladiço, macio, muito bem assado por dentro, para dar continuidade a esta tradição.

No entanto, é tudo mais simples do que parece: basta dedicar algum tempo à confeção, respeitar etapas, seguir umas dicas e preparar um recheio ao sabor da sua criatividade. Vamos revelar-lhe os segredos para fazer um delicioso peru assado no forno e deixar uma receita com recheio de para dourar o espírito desta quadra. Feliz Natal!

Como fazer peru recheado de Natal?

No caso de comprar o peru congelado, deixe-o a descongelar lentamente no frigorífico dentro de um recipiente grande. De seguida, deite fora o líquido da descongelação para poder começar a preparar o peru. Depois disso, deve pô-lo novamente no frigorífico e retirá-lo duas horas antes de ir ao forno.

Para ficar com a pele estaladiça e a macia, é importante manter o peru no forno a uma temperatura estável – idealmente entre os 140 ºC e os 180 ºC – e cobri-lo com folhas de alumínio enquanto assa.

O tempo de cozedura ideal é calculado dando meia hora de forno para cada quilo. Um peru médio tem normalmente cerca de 4 a 5 kg, portanto, o melhor é contar com duas a três horas para assar. Se tiver um termómetro de cozinha, pode espetá-lo na zona mais grossa da coxa para conferir a temperatura: ao atingir os 74 ºC, o peru está pronto. Se não tiver um termómetro, o truque é apertar a coxa do peru; se sair uma espécie de aguadilha rosa, isso significa que a carne ainda não está pronta. Também pode recorrer ao velho teste do palito e ver se ele sai seco depois de ser espetado na carne.

Como limpar e temperar

O peru nunca deve ser temperado quando ainda está congelado. Antes de o limpar e temperar é importante que a descongelação esteja completa. Para isso, retire os miúdos do interior da ave e lave-a bem por dentro e por fora com água e limão, até que a água saia transparente. Depois, seque o peru o melhor possível com um pano ou papel de cozinha.

Seguidamente, prepare a marinada para temperar o peru com uma mistura de água, folhas de louro, laranja, limão, branco, vinho do porto, cravinho e um pouco de piripiri. Deixe o peru a marinar durante cerca de 24 horas no frigorífico para absorver bem os sabores. A marinada deve cobrir completamente o peru.

Como rechear peru de Natal

O segredo de um magnífico peru também está no recheio. Por isso, é importante ser criativo na utilização dos ingredientes. Coloque colheradas generosas do recheio que preparou dentro da cavidade do peru, mas tenha cuidado: demasiado recheio pode não ficar bem cozinhado.

Para que o recheio não saia, pode coser a cavidade do peru com uma agulha esterilizada e uma linha de cozinha própria para cozinhados. Puxe as pernas da ave para cima e não se esqueça de cobrir a ponta do osso com papel de alumínio para ficar mais apresentável.

Molho para o peru recheado

Coloque água no fundo do tabuleiro onde vai assar o peru. A água vai misturar-se com os líquidos que a carne vai libertando. De meia em meia hora, vá regando o peru com esse caldo.

O que sobrar serve de molho para acompanhar o peru de Natal. Se o quiser encorpar, junte uma colher de farinha e sumo de laranja ou vinho branco e leve a lume brando.

Recheio de peru de Natal

Não há mil maneiras de cozinhar peru, como acontece com o , mas há muitas formas de o rechear. Nesta breve lista de sugestões para possíveis recheios, não se esqueça de usar ralado ou pão demolhado em morno para unir os ingredientes.

Sugestões para recheios de peru:

  • Cogumelos
  • Sultanas
  • Castanhas
  • Presunto
  • Salsichas
  • Azeitonas
  • Espinafres

Receita Jantar

Recheio de castanhas para o peru

240 m

pessoas

Ver Receita
Receita Jantar

Recheio de castanhas para o peru

240 m

pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • 350 g de castanhas peladas

  • 1/2 l de leite

  • 1 cebola média picada

  • 50 g de presunto picado

  • 15 g de manteiga derretida

  • 2 ovos

  • 1 c. de sobremesa de ervas aromáticas

  • 1 c. de café de sal

Preparação

1/

1/5

Comprar no Continente

Autor

À Roda da Alimentação