Preparar e cozinhar um peru de Natal recheado não tem de ser difícil. Aqui ficam algumas dicas essenciais para o fazer na perfeição.
Artigo editado a 5 de dezembro de 2022
O peru assado no forno é um prato clássico de Natal que rivaliza com o bacalhau, mas nem todos dominam a arte de fazer um peru estaladiço, macio, muito bem assado por dentro, para dar continuidade a esta tradição.
No entanto, é tudo mais simples do que parece: basta dedicar algum tempo à confeção, respeitar etapas, seguir umas dicas e preparar um recheio ao sabor da sua criatividade. Vamos revelar-lhe os segredos para fazer um delicioso peru assado no forno e deixar uma receita com recheio de castanhas para dourar o espírito desta quadra. Feliz Natal!
Como fazer peru recheado de Natal?
No caso de comprar o peru congelado, deixe-o a descongelar lentamente no frigorífico dentro de um recipiente grande. De seguida, deite fora o líquido da descongelação para poder começar a preparar o peru. Depois disso, deve pô-lo novamente no frigorífico e retirá-lo duas horas antes de ir ao forno.
Para ficar com a pele estaladiça e a carne macia, é importante manter o peru no forno a uma temperatura estável – idealmente entre os 140 ºC e os 180 ºC – e cobri-lo com folhas de alumínio enquanto assa.
O tempo de cozedura ideal é calculado dando meia hora de forno para cada quilo. Um peru médio tem normalmente cerca de 4 a 5 kg, portanto, o melhor é contar com duas a três horas para assar. Se tiver um termómetro de cozinha, pode espetá-lo na zona mais grossa da coxa para conferir a temperatura: ao atingir os 74 ºC, o peru está pronto. Se não tiver um termómetro, o truque é apertar a coxa do peru; se sair uma espécie de aguadilha rosa, isso significa que a carne ainda não está pronta. Também pode recorrer ao velho teste do palito e ver se ele sai seco depois de ser espetado na carne.
Como limpar e temperar peru de Natal
O peru nunca deve ser temperado quando ainda está congelado. Antes de o limpar e temperar é importante que a descongelação esteja completa. Para isso, retire os miúdos do interior da ave e lave-a bem por dentro e por fora com água e limão, até que a água saia transparente. Depois, seque o peru o melhor possível com um pano ou papel de cozinha.
Seguidamente, prepare a marinada para temperar o peru com uma mistura de água, folhas de louro, laranja, limão, vinho branco, vinho do porto, cravinho e um pouco de piripiri. Deixe o peru a marinar durante cerca de 24 horas no frigorífico para absorver bem os sabores. A marinada deve cobrir completamente o peru.
Como rechear peru de Natal
O segredo de um magnífico peru também está no recheio. Por isso, é importante ser criativo na utilização dos ingredientes. Coloque colheradas generosas do recheio que preparou dentro da cavidade do peru, mas tenha cuidado: demasiado recheio pode não ficar bem cozinhado.
Para que o recheio não saia, pode coser a cavidade do peru com uma agulha esterilizada e uma linha de cozinha própria para cozinhados. Puxe as pernas da ave para cima e não se esqueça de cobrir a ponta do osso com papel de alumínio para ficar mais apresentável.
Molho para o peru recheado
Coloque água no fundo do tabuleiro onde vai assar o peru. A água vai misturar-se com os líquidos que a carne vai libertando. De meia em meia hora, vá regando o peru com esse caldo.
O que sobrar serve de molho para acompanhar o peru de Natal. Se o quiser encorpar, junte uma colher de farinha e sumo de laranja ou vinho branco e leve a lume brando.
Recheio de peru de Natal
Não há mil maneiras de cozinhar peru, como acontece com o bacalhau, mas há muitas formas de o rechear. Nesta breve lista de sugestões para possíveis recheios, não se esqueça de usar pão ralado ou pão demolhado em leite morno para unir os ingredientes.
Sugestões para recheios de peru:
- Cogumelos
- Sultanas
- Castanhas
- Presunto
- Salsichas
- Azeitonas
- Espinafres
- Frutos secos
Recheio de castanhas para o peru
240 m
pessoas
Ingredientes
-
350 g de castanhas peladas
-
1/2 l de leite
-
1 cebola média picada
-
50 g de presunto picado
-
15 g de manteiga derretida
-
2 ovos
-
1 c. de sobremesa de ervas aromáticas
-
1 c. de café de sal
Preparação
1/
Deixe o peru de véspera numa bacia a marinar em: água, sumo de duas laranjas, um copo de vinho branco, meio copo de vinho do Porto, cravinhos da Índia e piri-piri q.b. Esta marinada deve cobrir totalmente o peru.
Coza as castanhas no leite até estarem tenras.
Amasse as castanhas, junte a cebola, a manteiga, as ervas aromáticas, o sal, o fiambre e duas colheres de sopa do leite onde cozeu as castanhas e, por fim, os ovos batidos e o sal.
Este recheio mete-se no papo do peru. Depois, cosa as aberturas do peru com linha própria para efeitos culinários, para que o recheio não escape.
Envolva o peru em folhas de alumínio para que asse lentamente (cerca de 4 horas). Quando o peru estiver assado, abra as folhas de alumínio para deixar alourar.
Autor
À Roda da Alimentação