Dourada ao sal com Filipa Gomes

Com Filipa Gomes

Ver Receitas

Ora aqui está mais uma boa desculpa para comer peixe (como se fosse preciso). A sempre alegre fez-nos uma proposta irrecusável, uma dourada ao com couve salteada, ideal para todas as mesas.

É inegável, o peixe é mesmo um dos alimentos mais saudáveis que podemos incluir na nossa dieta. E, nós, portugueses, temos muita sorte com aquele que vem dar à nossa costa. Aliás, a este propósito, vale a pena espreitar o postO melhor peixe do mundo é nosso' – é que é mesmo!

De fácil digestão e com grande aporte nutricional, o peixe é rico em de alto valor biológico, do complexo B e vários minerais, como , fósforo, potássio e ferro. Algumas espécies, como a sardinha e a cavala, são também uma ótima fonte de ácidos gordos insaturados da família ómega-3, um tipo de gordura essencial, que o organismo não produz naturalmente e que ajudam a proteger o sistema cardiovascular.

Dourada ao sal com Filipa Gomes

Sobre a especialidade que a Filipa nos propõe, já todos ouvimos falar do peixe ao sal e muitos já provaram, mas a verdade é que algumas pessoas ainda estão pouco à vontade com a receita, porque a consideram ser complicada. Mas a verdade é que não é. A Filipa Gomes ensinou-nos uma receita prática, que não dá muito trabalho e resulta absolutamente bem, embora seja indicada para dias especiais.

Ah e se tem medo que o peixe possa ficar demasiado salgado, não se preocupe. Depois de assada, deve retirar a à dourada, assim como todo o sal que a envolve, de modo a ficar só mesmo o sabor e os que interessam.

Vale a pena experimentar, e pode também acompanhar com ou batata.

Dourada da costa do Algarve. Sabia que…

  • É um exclusivo Continente.
  • Vem diretamente do mar para a peixaria: redução do tempo de entrega, mais frescura
  • É de origem nacional – costa do Algarve: pretende-se, desta forma, reforçar a aposta na e o apoio às comunidades locais e melhorar o abastecimento de pescado das lojas. Promovendo uma produção e consumo sustentáveis de pescado 100% português.
  • É mais sustentável: a aquacultura é assim uma alternativa sustentável para as necessidades humanas ao garantir a estabilização de sobre-exploração de stocks selvagens e um maior controlo sobre a qualidade do peixe produzido. Garante também um menor impacto ambiental quando comparado com outros setores de produção animal e uma melhoria constante nos processos de produção e eficiência de recursos. O pescado produzido e/ou capturado em Portugal evita também o transporte de longas distâncias, reduzindo ainda mais as emissões de gases com efeito de estufa.
Receita Jantar

Dourada ao sal com couve salteada

90 m

4 pessoas

Ver Receita
Receita Jantar

Dourada ao sal com couve salteada

90 m

4 pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • 1 dourada (1kg a 1,5kg)

  • 1 a 2 kg de sal

  • 1 clara de ovo

  • Água q.b.

  • 1 couve coração

  • 3 dentes de alho

  • Azeite q.b.

  • Pimenta q.b.

Preparação

1/

1/8

Comprar no Continente

Autor

À Roda da Alimentação